Segundo dados do IBGE, os frangos abatidos em 2001 apresentavam peso médio de 1,930 kg, já em 2021, peso subiu para pouco mais de 2,350 kg.
Contrapondo a produção de carne de frango (toneladas) ao número de cabeças de frango abatidas (dados do IBGE relativos aos abates em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal) conclui-se que nos últimos 20 anos o peso médio do frango abatido aumentou à razão de, praticamente, 1% ao ano, acumulando em duas décadas ganho de 22%.
Pelos dados do IBGE, no primeiro semestre de 2001 os frangos então abatidos apresentaram peso médio em torno de 1,930 kg, volume que, neste ano, em idêntico período, subiu para pouco mais de 2,350 kg.
- Os estoques de cacau da safra principal se acumulam nos armazéns da Costa do Marfim
- Conheça a nova uva branca sem semente desenvolvida pela Embrapa
- CFTC/CBOT: fundos elevam aposta na alta da soja na semana até 10 de fevereiro
- Lula sanciona, com vetos, reajuste salarial para cargos do Legislativo
- SovEcon eleva previsão para safra russa 2026/27 de trigo em 2,1 milhões de t
Não é, porém, o recorde. Este foi registrado no segundo trimestre de 2018, ocasião em que o peso médio registrado ultrapassou a marca dos 2,420 kg. Mas isso tem uma explicação fora da avicultura: então (maio/junho) o Brasil enfrentou greve dos caminhoneiros. E o movimento represou os frangos em criação, retardando seu abate e gerando significativo aumento de peso.

Fonte: Avisite