Esperando a chuva

Esperando a chuva

PARTILHAR
Foto: Fotógrafo Wilmar Carrilho / @wilmarcarrilhoeana

A região Sul vem enfrentando uma severa estiagem; Os produtores vem sentindo na pele os reflexos negativos desta falta de chuva

Por Fabrício Nascimento – Como sempre muito esperançoso a cada dia que passa o produtor fica ESPERANDO A CHUVA. Quem ja plantou milho espera a chuva para que ele se desenvolva, enquanto que outros esperam para poder plantar.

Quem tem vaca em pastagem espera a chuva para semear o pasto de verão, ou para aplicar nitrogênio no que está plantado.

As vacas, nossas queridas vacas estão ESPERANDO A CHUVA para amenizar o calor, para melhorar a qualidade do alimento delas, para diminuir a poeira(não pense que vaca gosta de respirar poeira).

E quem tem irrigação?

Quem tem irrigação também está ESPERANDO A CHUVA para aumentar a água nos mananciais e represas. Nossa atividade é de altíssimo risco, pois estamos suscetíveis as intempéries climáticas. Sabendo disto precisamos buscar meios de sofrer menos com isto.

Aproveitar o ano de clima favorável para estocar comida de qualidade e em quantidade, quanto mais é melhor.

Quando não for possível no verão, planejar no inverno alguma cultivar que você possa conservar. Procurar meios de irrigar alguma área, não que isso solucione ou que funcione por muito tempo, mas ameniza por um período até que volte a chover.

Buscar ter bastante sombra para que as vacas sofram menos com o calor e a poeira enquanto não chove.

Ter uma boa gestão, para que possa comprar algum alimento de fora se preciso for.

Estas são algumas das tantas coisas que só quem está ESPERANDO A CHUVA entende.

Mas como o produtor sempre tem muita fé e esperança, ele segue firme sonhando com um amanhã melhor, com a chuva, com suas plantas e animais em bom desenvolvimento e produção.

Que venha a chuva e que com ela se renove a esperança, que o produtor possa seguir na sua missão de alimentar o mundo.

Fabrício Nascimento, produtor de leite e palestrante – fabriciomachadonascimento@gmail.com

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Produtor de leite e palestrante (55) 99663 6341