PARTILHAR

De acordo com o fabricante, o pneu de soja é totalmente renovável, e faz parte de inovações que incluem sílica derivada de cinzas da casca do arroz.

O interesse da Goodyear na fabricação do “pneu de soja” começou por questões de sustentabilidade, mas a pesquisa trouxe à tona um produto com qualidades superiores e altamente competitivo. O composto borracha e óleo de soja resultou em um pneu que permanece macio mesmo em condições climáticas adversas, garantindo melhor aderência e tração esteja o tempo seco, úmido ou frio. Daí a razão do nome comercial, WeatherReady – pronto para o clima. Ao fim, o pneu se revelou mais sustentável, econômico, neutro em carbono e totalmente renovável.

pneu de soja goodyear
Foto: Divulgação

Ao usar o óleo de soja nos pneus, a empresa encontrou uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo.

Testes mostram que a borracha feita com óleo de soja se mistura mais facilmente aos compostos reforçados com sílica, usados na composição de alguns pneus, o que melhora a eficiência na fabricação e reduz o consumo de energia.

Tecnologia disponível no mercado americano, que atenderá 77% de carros, minivans e SUVs, vai beneficiar agricultores de soja.

O uso do óleo de soja para produzir pneus se soma às recentes inovações anunciadas pela empresa, como o como o uso de sílica derivada de cinzas de casca de arroz e a utilização de componentes como fibra de carbono e areia vulcânica.

pneu de soja goodyear
Foto: Divulgação

Vantagens para o agricultor

“As empresas que procuram usar a soja, mesmo que para fins sustentáveis, desejam ver não apenas um produto de preços competitivos, mas também um [produto] que funciona igual ou melhor do que seu original”, diz Motter. “Podemos aumentar a demanda por nosso produto e aumentar nossas oportunidades de lucro. Isso é bom para agricultores”, diz Motter.

O pneu Goodyear Assurance WeatherReady está disponível no mercado americano desde setembro de 2017 e é oferecido em uma ampla gama de tamanhos, cobrindo 77% de carros, minivans e SUVs na estrada hoje.

Pecuária Sustentável: Porque o que é bom deve durar!

-- conteúdo relacionado --
Produção catarinense de leite aumenta 82% em dez a... A produção de leite vem numa crescente em Santa Catarina. Em dez anos, o estado ampliou em 82% a sua capacidade produtiva, chegando a 3,1 bilhões de l...
Pulverização de micronutrientes nas folhas da soja... Cobalto e molibdênio são dois dos elementos essenciais para a fixação biológica de nitrogênio, mas devem ser aplicados entre os estádios de desenvolvi...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com