PARTILHAR

Não consideramos sumários ou índices zootécnicos, somente o volume de notícias que foram gerados dos animais durante o ano de 2018.

O ano está terminando, e, não podemos deixarmos de registrar os números da Pecuária de Corte de 2018. Muitos progressos foram feitos em relação ao melhoramento genético bovino (MGA) principalmente no que tange a genômica, tecnologia da qual, está cada vez mais próxima do pecuarista e trará enormes melhorias à atividade. Essa moderna ciência e zootecnia não foram mensurada no artigo. O Compre Rural, como especialista em Marketing Rural, avaliou os dados estatísticos informados pelo Google sobre o assunto. Abaixo segue demonstrativo de touros da raça Nelore que mais se destacaram durante o ano, e, coincidentemente, há vários deles que figuram no topo de sumários de MGA e outros por números expressivos.

Vale ressaltar que 6 dos 10 touros listados abaixo vem do rebanho da Genética Aditiva, empresa que vem trabalhando o melhoramento genético da raça Nelore há mais de 30 anos. Trabalho que vem dando muitos resultados positivos e elevando o patamar da Pecuária brasileira.

Sem mais delongas, confira nossa lista:

1. LANDAU DA DI GENIO

landau-da-di-genio
Foto: JM Matos

Touro Nelore Landau da Di Gênio teve sua cota de 50% arrematado por mais de 1 milhão de reais durante a ExpoZebu, logo depois do leilão a CRV Lagoa o contratou. Com apenas cinco anos de idade, Landau já é um fenômeno: filho de Brado da Santa Marina em vaca Fajardo crioula da Di Genio, o jovem reprodutor conta, até o momento, mais de oito mil filhos com RGN (Registro Geral de Nascimento) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e um total de 14.815 filhos comunicados.

2. REM CALDONEGRO

touro-nelore-rem-caldonegro
Líder em dois sumários importantes: PMGZ/ ABCZ e da ANCP. / Foto: ABS Pecplan

Tricampeão! Touro Nelore REM Caldonegro se consagra como líder pelo terceiro ano consecutivo nos principais sumários nacionais, liderança imbatível e inquestionável, animal é líder da ANCP, PMGZ/ABCZ e Geneplus/Embrapa. O exemplar da bateria de corte da ABS vem conquistando um espaço comercial sem precedentes. Caldonegro é o Nº 1 com características como crescimento e ganho de peso, incluindo peso ao desmame e peso ao sobreano.

Nas avaliações se destaca em habilidade materna, área de olho de lombo, circunferência escrotal e acabamento. “É um animal com uma régua de DEP muito equilibrada”, afirma o técnico de corte da ABS, Arthur Vieira. E a acurácia é alta. O touro conta com 324 filhos avaliados na ANCP em 13 rebanhos diferentes. No PMGZ/Geneplus, são 495 filhos em 25 rebanhos.

3. 1713 DA LAÇADA

Touro Nelore 1713-da-lacada
Foto: CRV Lagoa

Ícone na raça Nelore em precocidade de acabamento, carcaça volumosa e profundidade de costelas, além da sua expressiva fertilidade. Top 2% para iQG no Sumário GENEPLUS/18 com ótimas avaliações para conformação frigorífica e qualidade de carcaça. “O touro sempre impressionou pelo volume de musculatura e pela enorme capacidade de aumentar a profundidade de costelas de seus produtos, somando-se, ainda, o fato de ter genealogia muito interessante, e provas, independente do sumário, muito boas”, ressalta Caio Tristão, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

4. REM DHEEF

Touro Nelroe Rem-Dheef
Foto: Alta Genetics

Grande destaque do Leilão Genética Aditiva ExpoGenética 2018, o touro Nelore REM DHEEF foi vendido em 50% (R$ 930 mil) para a Alta Genetics, valorizado em R$ 1,8 milhão. Com apenas quatro anos de idade, REM DHEEF se destaca como um dos grandes reprodutores da nova geração, comprovando o legado de seu avô, REM TORIXORÉU. “Sua progênie, além de ótima caracterização racial, possui musculatura evidenciada desde jovem e um ótimo desempenho em ganho de peso e reprodutivo. Sem dúvida será uma máquina de produzir touros de centrais.”, afirma Rafael Oliveira, Gerente de Produto Corte Zebu da Alta. 

5. LÍTIO AJ

Litio AJ
Foto: Asbia

Tricampeão do Sumário Aliança e primeiro touro CEIP a receber o prêmio Palheta de Ouro da CRV Lagoa, Lítio AJ, animal já produziu mais de 261 mil doses de sêmen, entra em um grupo seleto de grandes raçadores que ultrapassaram essa marca. “Lítio é um touro de extrema confiança em todas as avaliações, com mais de 7.262 filhos em 98 rebanhos, sendo destaque em desempenho, precocidade e musculosidade. Seu elevado Retorno Maternal comprova o potencial de produção de suas filhas, que emprenham precocemente”, destaca Rodrigo Dias, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

6. JOALHEIRO OL

touro-nelore-JOALHEIRO-OL-fazenda-sucuri
Foto: Semex

Precocidade e marmoreio são dois requisitos que cada vez mais estão em evidência na raça Nelore. Joalheiro OL é uma estrela no cenário do melhoramento genético em bovinos de corte no Brasil quando o assunto é precocidade e marmoreio do Nelore. Joalheiro foi o campeão da prova de ganho de peso de sua safra do Paulo Lemgruber. PMGZ é Top 0,5%, com destaque para desempenho, musculosidade e precocidade. Na Embrapa é top 2% para conformação frigorífica ao sobreano, top 0,1% para AOL e top 0,5% para EGS; Sua ultrassonografia de carcaça demonstra todo seu potencial genético para produção de carne de qualidade, com acabamento precoce.

7. REM VOKOLO

Touro REM Vokolo
Touro REM Vokolo / Foto: Alta Genetics

REM Vokolo foi o número 1 do Sumário da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) em 2017. Destaque para D3P, DSTAY, DAOL, Peso e Leite. É um dos grandes representantes da precocidade evangelizada pela Genética Aditiva. Touro jovem com destaque nas DEPs de crescimento, com elevada habilidade maternal e ótima conformação de carcaça.

8. REM CABALLERO

touro-nelore-rem-caballero-genetica-aditiva
REM Caballero / Foto: Alta Genetics

Touro REM Caballero é um dos animais mais valorizado da raça, sendo recordista de preço no Mega Leilão Genética Aditiva 2015, seus filhos seguiram o sucesso do pai, destacando-se dentro do Mega de 2016. Possui avaliação genética equilibrada, sendo indicado para fazer machos de alto desempenho em ganho de peso e carcaça de qualidade. Também está entre os melhores touros do PMGZ. Genética disponível na Alta Genetics.

9. REM ALTOASTRAL

touro-nelore-REM-Altoastral
Foto: CRV Lagoa

Touro Nelore REM ALTOASTRAL chama atenção pelos seus números: possui MGTe na ANCP de 22.97% sendo TOP 0,1% para 6 características com filhos avaliados ao sobreano. Top 0,5% para MGTe na ANCP/18, líder para DP210 e destaque para habilidade maternal, peso e perímetro escrotal. No PMGZ/2017 é Top 0,1% destacado para características de crescimento, total materno e reprodutivo, imprime muito desempenho, associado a maternal, com muita homogeneidade em seus produtos.

“É um touro que vem produzindo muito bem machos e fêmeas, animais precoces e bem caracterizados onde a sua régua de DEP (Diferença Esperada na Progênie) é bem equilibrada, chamando atenção para as características de peso”, revela Flávio Sandim, Zootecnista da Genética Aditiva.

10. REM ARMADOR

REM Armador
Foto: Alta Genetics

REM Armador é um dos touros mais importante da raça na atualidade, fazendo as maiores médias dos principais leilões, além de ser o touro que mais coloca filhos em centrais. Alia biótipo com avaliação genética fortíssima, sem dúvida touro para ser usado para fazer rebanho. Filho de REM Torixoreu, touro que vem se destacando por colocar muito peso em sua progênie e líder do sumário ANCP 2013, em vaca Noturno, destaque para fertilidade.

Armador chama atenção por apresentar boa caracterização e uma carcaça muito volumosa, sua linha de dorso é larga e seu posterior muito bem revestido. Reprodutor destaque nas avaliações de ultrassonografia realizadas pela AVAL. Sua régua de DEP é toda positiva e muito completa, podendo ser usado nos mais criteriosos rebanhos selecionadores.

Super Touros: Grandes raçadores que fizeram história

Quanto vale um touro de respeito?

por Marcio Peruchi

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com