PARTILHAR

Foco de usar sempre a melhor genética disponível fez com que touro Brasileiro J Machado se destacasse no topo do ranking.

A pecuária brasileira vem avançando a passos largos nos últimos vinte anos, a adoção de novas tecnologias tem crescido todos os anos e vários programas de melhoramento genético animal de raças bovinas foram implementados no Brasil e os frutos já estão sendo colhidos. A Agropecuária J Machado, de Campo Grande (MS) é uma delas, recentemente os resultados de avaliação genética de touros Nelore do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) foi divulgado, e o touro Brasileiro J Machado figura entre os líderes do ranking geral da ANCP, alcançando um dos maiores índices MGTe (Mérito Genético Total Econômico) entre milhares de touros avaliados em todo o país, além dele outros dois animais da J Machado se destacaram, são eles: Belo J Machado e Apache J Machado.

touros-da-j-machado-no-ranking-da-ancp
Fonte: ANCP

Um dos maiores MGTe da Consulta Pública da ANCP (29.39) e Top 0,1%, Brasileiro J Machado (REM Dheef x REM Ricket), aos 17 meses, destaca-se para características como ganho de peso, área de olho de lombo (AOL), acabamento, precocidade sexual, habilidade materna e stayability. O touro jovem já foi contratado pela central da inseminação Alta Genetics, e logo terá sua genética disponível para comercialização e poderá compor rebanhos em todo o Brasil.

touro-nelore-belo-j-machado
Belo J Machado / Foto: Divulgação

“Estamos muitos felizes, Brasileiro J Machado nada mais é do que o resultado de trabalho de 30 anos de melhoramento genético, paixão pela raça Nelore, foco em sempre usar a melhor genética disponível no programa de melhoramento genético, acreditar na precocidade sexual da raça, aliar várias características produtivas e produzir animais adaptados para a realidade brasileira.” – afirmou Jerônimo Machado.

Genômica dobrou acurácia dos touros

O MGTe (Mérito Genético Total Econômico), foi desenvolvido utilizando as informações de indicadores econômicos e produtivos de uma propriedade de pecuária de corte, desta forma, avaliar a importância econômica de cada uma das características através de seus valores econômicos. Além desses índices, os touros jovens do programa estão sendo avaliados genomicamente, isso aumentou significamente a acurácia dos itens avaliados, auxiliando na minimização de erros de seleção de animais jovens da safra da Agropecuária J Machado, somando-se a essa tecnologia aos testes de desempenho, ganhando quatro a cinco anos na velocidade do melhoramento genético.

Antigamente um touro jovem saía do sobreano com acurácia de 30% a 32% nas avaliações, uma acurácia relativamente baixa. Hoje com a genômica os touros jovens são avaliados pelo programa da ANCP e chegam a ter uma acurácia de 70%, tornando a viabilidade do uso da genética desse animal extremamente confiável. Inclusive dando mais segurança para que esse animal seja mais intensamente utilizado.

“Não selecionamos apenas para índices de ganho de peso, por todos esses anos de seleção da raça Nelore sempre buscamos aliar vários aspectos, especialmente DEPs de área de olho de lombo (AOL), cobertura de gordura subcutânea (EGS), fertilidade, precocidade sexual e habilidade materna” finalizou Jerônimo Machado.

Sobre a Agropecuária J Machado

agropecuaria-j-machado
Foto: Divulgação

Agropecuária J Machado é de Campo Grande (MS) comercializa touros da raça Nelore, trabalha com melhoramento genético da raça há 30 anos e associado da ANCP. A Agropecuária usa várias ferramentas que auxiliam no processo de melhoramento genético da raça Nelore, entre elas o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da ANCP, além disso utiliza ultrassonografia de carcaça, programas de acasalamento, avaliação de precocidade em animais jovens, e outras tecnologias de ponta que fazem toda diferença em nosso rebanho.

Quer saber mais sobre nosso trabalho ou compra de tourinhos?

Informe abaixo seus dados.


Importante informar a sua cidade também.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.