REM Caldonegro é destaque em reprodução e progênies

REM Caldonegro é destaque em reprodução e progênies

PARTILHAR
touro-nelore-rem-caldonegro
Caldonegro: Líder em dois sumários importantes: PMGZ/ ABCZ e da ANCP. / Foto: ABS Pecplan

Touro Nelore REM Caldonegro é o número 1 dos Sumários PMGZ e ANCP, e suas progênies já são destaques a campo

A recente liderança conquistada em dois dos principais sumários do país: PMGZ/ ABCZ e da ANCP fez com que os olhos do mercado se voltassem para o touro REM Caldonegro, que pertence à bateria de Corte Zebu da ABS e ao criatório da Genética Aditiva. Reforçando os resultados, os produtores que já investiram no sêmen do animal mostram satisfação com as progênies do reprodutor. É o caso de Luís Carlos César da Costa Filho, proprietário da Fazenda Arizona, e que também assessora outras propriedades.

Ele foi o primeiro a utilizar sêmen do REM Caldonegro e garante que o touro é o animal com desempenho impressionante no seu rebanho e também nas fazendas em que atende. “O Caldonegro é um touro de alto desempenho e está dando muito equilíbrio na carcaça. Ele também destaca muito nos quesitos lombo e gordura. O índice de IATF que eu acompanho chegou a mais de 57% de prenhez”, explica.

Luís Carlos ainda destaca que, em breve, as primeiras filhas do Caldonegro serão desafiadas e os filhos serão levados para leilão no ano que vem. O produtor recorda que um filho do Caldonegro, também pertencente à Genética Aditiva, atingiu 404 quilos em 8 meses.

filha-do-rem-caldonegro
Bezerra filha do Caldonegro, na Fazenda Arizona. No
dia do desmame, com 8 meses de idade, 310 kg. / Foto: ABS Pecplan

Atualmente, a Genética Aditiva possui cerca de 150 filhos do touro mais badalado do momento e a meta é continuar inseminando. “Muitas vezes somos preconceituosos com os animais e deixamos de multiplicar material genético de grande importância econômica para o Zebu.

O Caldonegro traz a mesma discussão para o mercado. Seu desempenho o projetou para liderança e muitas são as observações quanto algumas restrições morfológicas do animal. Porém, aquilo que os olhos veem são passíveis de serem trabalhados em um rebanho, portanto, somente as ferramentas genéticas podem estimar a contribuição genética de um animal e seu retorno econômico para pecuária”, declara Eduardo Coelho, diretor da Genética Aditiva.

O desempenho do REM Caldonegro trouxe outro ponto positivo para a Genética Aditiva: mais visitantes. “Os sumários norteiam muitos criadores”, explica a Gerente Comercial da Empresa, Cyntia Vieira, destacando o aumento do número de produtores que visitaram o local para ver os resultados a campo do touro que é líder absoluto.

E vem muito mais progênie do touro por aí. O produtor Chico Sales, proprietário da Fazenda Itaituba, no Acre, aguarda com grande expectativa o nascimento dos filhos de Caldonegro em janeiro. Ao ser questionado sobre o motivo pela escolha do sêmen, o produtor não tem dúvida: “Eu gosto muito do pai do Caldonegro e tenho várias progênies dele no meu rebanho. Agora vou utilizar sêmen do filho dele. O Caldonegro vem produzindo animais que se destacam em peso. Não tem erro”, atesta.

filho-do-rem-caldonegro
Bezerro filho do Caldonegro em vaca
Torixoreu, com 4 meses / Foto: ABS Pecplan

Dados explicam a liderança

O touro Caldonegro, nascido em 2013, possui iABCZ de 51,18 e MGTe 28,55, sendo top 0,1 nos dois índices. O Caldonegro também se destaca nas características reprodutivas, com 0,1% para perímetro escrotal (PMGZ), maternais e de carcaça sendo 0,1% na ANCP. “O reprodutor possui excepcional régua de DEP sendo positivo para todas as características avaliadas, se destacando para as de desempenho onde no peso ao desmame tem DEP maior que 20,00 kg e ao sobreano na ANCP maior que 37,98 kg”, destaca o técnico do Departamento Corte da ABS, Arthur Vieira.

Além disso, também se destaca com características reprodutivas, como 0,1% para perímetro escrotal (PMGZ), maternais e de carcaça sendo 0,1% na ANCP. “O motivo dessa ótima avaliação genética é consequência de suas progênies pois este jovem touro já possui 91 animais avaliados aos 210 dias (desmama) em 2 rebanhos distintos. O que nos dá grande confiança em utilizar e indicar esse touro líder de sumários”, garante o técnico da ABS.

Palavra de especialista

Caldonegro é definido como “craque” pelo especialista no assunto: Argeu Silveira, diretor técnico da ANCP. “O REM Caldonegro foi quem teve maior crescimento identificado dentro da genética aditiva dos grupos entre rebanhos. Os resultados são espetaculares”, declara, informando ainda que o touro foi o primeiro a ultrapassar os 50 pontos no índice da ABCZ.

Argeu acredita, inclusive, que o REM Caldonegro tem condições de fazer uma linhagem dentro da raça Nelore. “Eu não tenho dúvidas que, pelo potencial produtivo, ele é um touro para ser usado em larga escala”, garante.

Genealogia e sêmen estão disponíveis no site da ABS, clicando aqui.

Artigo publicado na Revista ABS NEWS

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.