
Segundo os dados divulgados pela Anec, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, as exportações devem alcançar apenas 1 mi de toneladas!
Os embarques de soja do Brasil devem alcançar 1.052 milhão de toneladas em janeiro, queda em torno de 37% ante o mesmo período do ano passado, estimado nesta terça-feira (01/12) a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) em sua primeira projeção sobre a oleaginosa para o mês.
Em janeiro de 2020, o país comercializou 1.669 milhões de toneladas de soja, segundo dados da associação. O atraso no plantio da safra 2020/21 por falta de chuvas reduziu o volume de grãos disponíveis para embarque neste mês, quando a colheita se inicia.
Até uma semana passada, levantamento com base na programação de navios (line-up) da agência marítima Cargonave publicado pela Reuters indicava um recuo ainda mais intenso nas exportações da oleaginosa, de 75%.
- ALERTA: Governo do RS atualiza dados sobre as chuvas e prevê mais de 80 mm
- Balão pega fogo e cai em SC; 8 pessoas morrem e 13 sobrevivem
- Conheça a raça Boran, o zebu africano que desafia o Nelore e pode impulsionar a pecuária
- Você já ouviu falar na cidade brasileira onde é primavera o ano inteiro?
- Governo corta 42% do orçamento previsto para seguro rural; setor reage com indignação
Já para o milho, a Anec prevê embarques de 2.121 milhões de toneladas em janeiro, ante 1.174 milhões de toneladas sentidas ao exterior um ano antes.
Na linha mesma, a expectativa da associação é positiva para as vendas externas de farelo de soja, que podem passar de 847,4 mil toneladas em janeiro de 2020 para 1.175 milhões de toneladas neste mês.
Fonte: Reuters