
A decisão, divulgada em portaria recente, aponta a necessidade de ajuste e por isso a revogação do edital anterior. Ação busca controlar a superpopulação da espécie e, com isso, governo destina R$ 1,11 milhão para captura e abate de javalis e javaporcos em São Paulo.
A Fundacão Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), revogou o edital de contratação para captura e abate de javalis e javaporcos, publicado em dezembro de 2024. A decisão, divulgada em portaria recente, aponta a necessidade de ajuste nos critérios de qualificação técnica, especialmente no item 8.26, e anuncia um novo edital para atender cinco unidades de conservação no estado.
O pregão, que previa o investimento de R$ 1,11 milhão, teve suas fases de licitação frustradas pela ausência de empresas interessadas, segundo a portaria. A decisão de revogação (veja abaixo a portaria completa) menciona a necessidade de melhor análise dos critérios de qualificação técnica, com foco especial no item 8.26, que exigia equipes qualificadas, com formação acadêmica em medicina veterinária, ciências biológicas ou ecologia, e experiência comprovada no manejo de animais silvestres.
Novo edital
Com a revogação, a expectativa é que um novo edital seja lançado em breve, contemplando os ajustes necessários para garantir a participação de empresas especializadas no controle da espécie exótica invasora. A iniciativa abrange as Estações Ecológicas de Angatuba, Barreiro Rico, Itirapina, Santa Bárbara e o Parque Estadual de Ilhabela, onde se estima a captura e o abate de até 380 animais, divididos conforme a seguinte distribuição:
- Barreiro Rico, Angatuba e Santa Bárbara: 50 animais cada
- Itirapina: 30 animais
- Ilhabela: 200 animais
As regras do novo edital deverão seguir diretrizes rigorosas para evitar maus-tratos e garantir técnicas seguras de captura e abate, utilizando armadilhas com redes ou cercados, com o uso de ceva à base de milho para atrair os animais.
Impacto dos javalis no ecossistema
O javali-europeu (Sus scrofa) foi introduzido no Brasil sem predadores naturais, o que levou à sua expansão descontrolada e ao cruzamento com porcos-domésticos, resultando no javaporco, uma espécie ainda mais destrutiva. Esses animais causam danos significativos:
- Destruição de lavouras e florestas, afetando nascentes e revirando o solo em busca de alimento;
- Ataques a animais silvestres e domésticos, ameaçando a biodiversidade;
- Propagação de doenças, como febre aftosa e leptospirose;
- Concorrência com espécies nativas, afetando o equilíbrio ecológico.
A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) classifica o javali como uma das 100 piores espécies invasoras do mundo. A superpopulação desses animais impõe a necessidade de controle rigoroso para preservação do meio ambiente e segurança das comunidades rurais.
De acordo com o biólogo Davi Nunes Veloso, a presença de javalis e javaporcos no Brasil é um dos principais desafios para a conservação ambiental.

“Essas espécies são consideradas a segunda maior ameaça à biodiversidade, atrás apenas das mudanças climáticas. Além disso, podem ser vetores de doenças e parasitoses, causando impactos à saúde, economia e recursos naturais”, afirmou.
Expectativas com o novo edital
A Fundacão Florestal reforça a importância de um planejamento bem estruturado, exigindo que a empresa vencedora apresente um plano de ação detalhado, contemplando:
- Levantamento da população de javalis nas unidades de conservação;
- Instalação de armadilhas estrategicamente posicionadas;
- Captura e abate conforme normas ambientais vigentes;
- Destinação adequada das carcaças, garantindo segurança sanitária.
A expectativa é que, com os ajustes técnicos realizados, a nova licitação atraia empresas aptas a conduzir o trabalho de forma eficiente, contribuindo para a redução dos impactos ambientais causados pelos javalis e javaporcos.
Um esforço necessário para proteger a biodiversidade
Com a iniciativa, o Governo de São Paulo busca conter os danos causados pela superpopulação de javalis e javaporcos nas áreas de conservação, protegendo a biodiversidade e garantindo a segurança dos frequentadores. A expectativa é que o plano de ação, aliado ao rigor técnico, traga resultados positivos para a preservação ambiental e a mitigação dos impactos da espécie invasora.
Interessados no edital podem acessar mais informações e acompanhar o andamento da licitação pelo site oficial.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
O tema foi debatido em audiência pública realizada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.
Continue Reading CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
Conab vê alta na exportação de soja do Brasil em 25/26 com impulso da China e redução dos EUA
A exportação de milho do Brasil em 2025/26 foi estimada em 46,5 milhões de toneladas, ante 40 milhões no ciclo anterior.
IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
O número de matrizes de suínos ficou em 5,0 milhões, elevação de 0,6% em relação ao ano anterior, maior registro já feito para esse efetivo.
Continue Reading IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
O Sudeste teve expansão de 5,2% no número de aves, para 376,5 milhões, uma participação de 23,8% no total nacional.
Continue Reading País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
O efetivo de cabeças de gado se mantém acima do número de habitantes no País. Em 2024, a população brasileira somava 212,6 milhões de pessoas
Continue Reading Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA
O entendimento prevê uma cota de 1 mil toneladas de carne de frango por ano, com tarifa zero, a ser redistribuída entre os países do Mercosul.
Continue Reading Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA