
Movimento em defesa da proteína animal, Carnivorismo Brasil, emite nota sobre mentiras que foram veiculadas em programa do Canal do Grupo Globo.
Na última semana em debate no Canal GNT alguns artistas fizeram algumas afirmações que revoltaram as pessoas envolvidas com o setor do agronegócio, Fabio Porchat chegou a afirmar veementemente que “os bois estão matando nossos rios”. Recentemente criado, o Carnivorismo Brasil é um movimento que surgiu a partir da iniciativa de levar ao conhecimento do público geral informações relevantes e pertinentes aos temas: nutrição, saúde e produção animal. A missão é conscientizar as pessoas a respeito da importância da inclusão de alimentos de origem animal na dieta, sanando diversos mitos relacionados ao consumo de proteína e gordura animal e saúde, garantindo que as informações e orientações fornecidas sejam baseadas em boa ciência, além de trazer compreensão sobre sistemas alimentares de criação de animais para consumo.
Confira a nota de repúdio
A equipe Carnivorismo Brasil, composta por médicos, zootecnistas e advogado, vem a público manifestar o repúdio à quantidade de informações errôneas transmitidas por Fabio Porchat, Bela Gil e demais convidados no debate do Canal GNT, deseducando a população do país sobre números e processos relacionados ao agronegócio brasileiro.
Repudiamos o desrespeito aos especialistas, cientistas, produtores e profissionais que nesta área atuam com responsabilidade, nos quais levam anos para elevar o nome do Brasil em discussões sérias e pertinentes sobre os temas mencionados e que os Senhores levam segundos para derrubar com base em informações não comprovadas e caluniosas, com: “A gente esquece que estes 170 milhões de bois do Brasil defecam diariamente muito, pra onde vai esse esterco? Uma parte é reutilizada, mas 80% dessas fezes vai sendo levado pela chuva, e mata os rios, desagua no mar e mata em volta toda a vida, tem algumas imagens que mostram a saída dos rios no oceano já não há mais vida em um raio de 300 quilômetros” dito por Porchat ou “a grande culpada pelos racionamentos de água em São Paulo nos últimos anos é a soja”, dito por Bela Gil.
Repudiamos também chamar de “debate” uma roda de conversa composta por pessoas em concordância e sem o devido conhecimento técnico nos temas a qual se propuseram debater.
Por fim, declaramos que o agronegócio tem muita oportunidade de melhoria e muito se trabalha para que melhores indicadores para a produção de alimentos sejam alcançados de maneira sustentável em seus três pilares – econômica, ambiental e social. E, ainda, há o papel fundamental do agronegócio em relação à nutrição e saúde humana. Ao melhorar a saúde animal, das terras e das plantas, através de diferentes técnicas, pode- se oferecer alimentos de maior qualidade e mais nutritivos para toda a população, impactando positivamente a saúde e bem estar de todos.
Para conhecer mais sobre o trabalho do projeto, é só acessar o Instagram do Carnivorismo Brasil clicando aqui.