“Os efeitos indiretos de repercussões geopolíticas são visíveis em vários setores, diminuindo o ritmo da recuperação”, disse o banco central indiano.
A economia da Índia tem permanecido resiliente diante do cenário negativo global e, com a inflação saindo de seu pico recente, deve permanecer no caminho de se tornar a economia que mais cresce no mundo, disse o Reserve Bank of India (RBI) neste sábado.
O recente ressurgimento da monção no sudoeste e o plantio renovado aumentaram as expectativas de que a demanda rural em breve alcançará os gastos urbanos e consolidará uma recuperação, disse o RBI em boletim.
“Os efeitos indiretos de repercussões geopolíticas são visíveis em vários setores, diminuindo o ritmo da recuperação”, disse o banco central indiano.
“Apesar desse choque avassalador, há faíscas que inflamam a força inata da economia e a colocam no caminho de se tornar a economia que mais cresce no mundo, embora sitiada por medos de recessão.”
O banco não deu um prazo, no entanto.
- Recuperação judicial no agro bate recordes – 628 pedidos – em 2025 e acende alerta no crédito rural
- STF retoma julgamento do marco temporal em meio a embate entre os Poderes
- Agricultura gaúcha enfrentou em 2025 um dos anos mais difíceis, aponta FecoAgro/RS
- Cecafé: conselheiros e associados aprovam ações e relatório financeiro de 2025
- Rastreabilidade bovina avança lentamente e falta de informação trava adesão dos pecuaristas
O RBI disse que se persistir a moderação dos preços das commodities testemunhada nas últimas semanas, junto do alívio das pressões da cadeia de suprimentos, a pior fase do recente aumento da inflação terá passado.