Eles garantem que esses processos “estão afetando seriamente a lucratividade e a sustentabilidade do setor”. Veja a situação!
A Associação Rural do Paraguai emitiu uma declaração ao Presidente da Comissão Nacional da Concorrência (CONACOM) para iniciar “um estudo e investigação do nível de concentração no mercado de frigoríficos, dado que a partir dos processos de fusões e aquisições se começou a notar variações significativas no preço do gado ”.
Eles garantem que esses processos “estão afetando seriamente a lucratividade e a sustentabilidade do setor”.
Nesse sentido, os ruralistas apontam para a Minerva Foods, onde explicam que em 2017 compraram ou arrendaram 7 dos 14 frigoríficos que operavam no Paraguai, operando até hoje- quatro frigoríficos (Frigomerc, Refrigerador Único Comercial de Serviços, JBS Belén e Santo Antônio).
Eles detalham que o Minerva “apresenta alta concentração em junho de 2019, atingindo 2.276 pontos, com Índice de Dominância de 72,6%”, em relação ao indicador Herfindahl – Hirschman (IHH).
- BNDES investe R$ 1,05 bilhão em ferrovia para escoamento de celulose da Eldorado, da J&F
- Muitos CEOs adotam esportes como válvula de escape, mas este prefere andar de mula
- Novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bi na economia, estima Dieese
- China ultrapassa o Brasil e se torna a maior produtora mundial de tambaqui
- Don Toro HJG se consagra um dos maiores nomes do Quarto de Milha em ano de conquistas
Eles asseguram que “esses níveis de concentração, o abuso da posição dominante e a prática de comportamentos abusivos, provavelmente são a explicação da inexplicável queda nos preços locais contra um aumento nos preços de exportação”, portanto, eles entendem que o fato “relevante” deve ser analisado pelo CONACAM, porque gera “ganhos econômicos significativos por meio de comportamentos abusivos.
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.