
A Abramilho vê necessidade “urgente” de expansão do seguro rural para o milho, em meio a episódios de seca no Sul do país e excesso de chuvas em outros Estados produtores.
SÃO PAULO (Reuters) – A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) vê necessidade “urgente” de expansão do seguro rural para o cereal, em meio a episódios de seca no Sul do país e excesso de chuvas que causaram enchentes em outros Estados produtores, disse a entidade em nota nesta terça-feira.
De acordo com a associação, o milho conta com apenas 10-15% de sua área segurada no Brasil.
A seca gerou uma quebra nas safras de milho verão no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e em áreas de Mato Grosso do Sul, por efeito do fenômeno climático La Niña. Já Minas Gerais, Tocantins e sul do Maranhão enfrentaram enchentes.
“O quadro atual, que ilustra a intensificação das mudanças climáticas, uma vez mais, reforça a necessidade urgente de expansão do seguro rural”, disse a Abramilho.
Para o presidente institucional da entidade, Cesario Ramalho, houve avanços no orçamento federal destinado à subvenção de seguro rural nos últimos anos, mas o valor ainda está muito aquém do satisfatório.
Ele ainda disse, segundo a nota, que os recursos do programa sofrem com rotineiros contingenciamentos, o que prejudica o acesso do produtor.
- Genética brasileira faz história na França com primeiro criatório de jumentos Pêga da Europa
- Caminhão é apreendido portando 2 toneladas de maconha em meio à carga de soja
- Preço do café da manhã pode variar até 540% em padarias de São Paulo
- Bunge revisa estrutura e reduz projeção anual após fusão com a Viterra
- Tesouro transfere R$ 12 bi para BNDES abrir linha de renegociação de dívida rural
“Ou seja, além de insuficiente, a verba ofertada não chega no tempo certo à ponta final, o que é crucial para a atividade agrícola. O seguro rural é tradicionalmente caro em todo o mundo e a subvenção, presente nos principais países produtores, é um mecanismo de gestão de riscos que o Brasil não pode prescindir.”
Ele ainda disse que o avanço de produtos e serviços privados, aliados à tecnologia, pode ter impacto positivo para baratear o valor do prêmio das apólices, e contribuir para expansão do mercado.
Fonte: Reuters