O Brasil deve produzir cerca de 90 milhões de toneladas de milho na segunda safra, que está sendo colhida, ante 57,1 milhões no mesmo período em 2021.
A empresa de soluções logísticas VLI começou a transportar suas primeiras cargas com milho segunda safra deste ano, saindo do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins, por meio da ferrovia Norte-Sul, no Arco Norte.
O cereal será exportada para Ásia e Europa a partir do Terminal Portuário de São Luís (TPSL).
O início do escoamento da produção de milho do Brasil por via férrea pode ajudar o setor a lidar com uma grande safra do cereal, que já atravessa desafios logísticos e de armazenagem.
A VLI afirmou em nota nesta quinta-feira que utiliza três corredores logísticos para dar vazão ao fluxo de milho.
Além do Tramo-Norte da ferrovia Norte-Sul (FNS), a companhia é administradora dos corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
“O crescimento da abrangência do sistema multimodal gerido pela VLI favorece o desenvolvimento da nova fronteira agrícola brasileira, ao oferecer possibilidades de captação e escoamento para as produções agrícolas da região Matopiba, formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, disse a empresa.
Com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a empresa de logística ressaltou que o Brasil deve produzir cerca de 90 milhões de toneladas de milho na segunda safra, que está sendo colhida, ante 57,1 milhões no mesmo período em 2021.
- Cocamar inicia distribuição de mais de R$ 200 milhões em sobras aos cooperados
- Agricultura reconhece Irineópolis, em SC, como município integrado ao Sisbi-POA
- O que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento
- Moratória da soja: Aprosoja contesta prorrogação de suspensão de lei de MT
- Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Imagens publicadas no Twitter nesta semana mostram que há cereal sendo armazenado à céu aberto em Mato Grosso, em área externa de instalações da Cargill, por exemplo, tamanho o volume da safra e a necessidade de escoamento.