5 pontos que representam o potencial de 80% do ganho de sua fazenda!

PARTILHAR
Confinamento e Boitel VFL BRASIL. Foto: Marcella Pereira
Confinamento e Boitel VFL BRASIL. Foto: Marcella Pereira

Artigo traz as cinco variáveis que mais impactam a pecuária de corte, representando o potencial de até 80% do ganho de sua fazenda; baixe o e-book

Por Dr. João Costa Jr* – Produzir gado de corte de alta qualidade, em um menor tempo possível, é, ou pelo menos, deveria ser a prioridade, para todos os pecuaristas que desejam ter sucesso em seu negócio. Para alcançar esse objetivo, o pecuarista deve realizar uma gestão eficiente, focada na rentabilidade, através do uso de conhecimento zootécnico de alta qualidade e inovações tecnológicas, focada nas variáveis que trazem maior impacto na pecuária de corte. Estas variáveis deverão ser utilizadas na comparação de cenários e tomada de decisões mais assertivas, para a rápida implementação de ações que permitam corrigir qualquer problema que possa ocorrer, mesmo que seja em seu início.

Pensando nisso, nós apresentamos neste artigo quais são as 05 variáveis que mais impactam a pecuária de corte, representando o potencial de até 80% do ganho de sua fazenda. Baixe nosso e-book e tenha acesso a descrição completa das 5 variáveis para tornar sua fazenda 10x mais lucrativa. Boa leitura!

Gestão – O cérebro da pecuária de corte!

Produzir gado de corte de alta qualidade, em um menor tempo possível é possível e, ao menos, deveria ser a prioridade para todos os pecuaristas que desejam ter sucesso em seu negócio. Para alcançar esse objetivo, o pecuarista deve realizar uma gestão eficiente, focada na rentabilidade. O que não é nem de longe uma tarefa fácil, principalmente, quando estamos trabalhando em um setor que depende de muitos fatores, internos e externos, para a obtenção de melhores resultados. Entre eles, por exemplo, aqueles inerentes à produção animal e os relacionados ao mercado.

Entretanto, ser difícil não significa impossível! O pecuarista que olha para a sua fazenda como uma empresa, consegue enxergar a gestão como um cérebro que coordena todos os processos, trazendo para ele uma visão crítica dos fatores que afetam o desempenho dos animais e o resultado econômico da atividade e das interdependências entre estes fatores. A consequência disso é um maior e melhor domínio sobre as relações de compromisso específicas de seu negócio, condição primordial para decisões estratégicas de sucesso.

Assim, podemos afirmar que um pecuarista com visão empreendedora e gestão eficiente deve desenvolver um estreito controle, com uma coleta e interpretação de dados de qualidade, sobre aquelas variáveis. Isso permitirá acompanhar todos os números relevantes, que resultarão em indicadores gerenciais essenciais, de forma bastante assertiva. Diante disso, fica muito claro que a pecuária 4.0 tem seu alicerce fundamentado em dois grandes pilares, os dados (coleta) e gestão (análise e decisão).

Entretanto, esses dois pilares não são suficientes para sustentar e alavancar a pecuária de corte para um nível de alta performance financeira, pois as variáveis presentes e utilizadas para a gestão e tomadas de decisões são numerosas, algumas delas complexas, e, o que pode tornar tudo ainda muito difícil, com interdependências de difícil estimativa sem auxílio. É nesse ponto que o pecuarista lança mão do conhecimento zootécnico de alta qualidade e inovações tecnológicas, que ajudarão a selecionar quais variáveis são mais impactantes no resultado, focando, nestas, a coleta dados e uso na comparação de cenários e na tomada de decisões, de forma mais assertiva, para a criação de ações rápidas que permitam corrigir qualquer problema que possa ocorrer, mesmo que seja em seu início.

05 variáveis que representam o potencial de 80% do ganho da pecuária de corte

Neste sentido, a BovExo, a partir de análises feitas por profissionais que conhecem a fundo a pecuária brasileira e por especialistas em tecnologia, amparado por uma inteligência artificial e algoritmos precisos, identificou quais são as 05 variáveis que mais impactam a pecuária de corte, representando até 80% do ganho potencial de sua fazenda. Segue, abaixo, a descrição e importâncias destas variáveis para seu negócio. Baixe nosso e-book e tenha acesso a descrição completa das 5 variáveis que te ajudarão a tornar sua fazenda 10x mais lucrativa.

  • 1 – Aumento do ganho de peso na pecuária de corte;
  • 2 – Rendimento de carcaça de bovinos;
  • 3 – Duração do ciclo de produção na pecuária de corte;
  • 4 – Valor da arroba do boi;
  • 5 – Custo de reposição.

Adote as ferramentas certas para boas tomadas de decisões na pecuária!

Como já foi dito, a pecuária é um setor complexo que lança mão de muitas variáveis para a sua operação. E as interdependências entres estas variáveis e sua projeção no futuro tornam o desafio de planejamento e tomada de decisão, manualmente, impossível de ser resolvido. Diante desse fato, torna-se imprescindível o uso de tecnologias que capturam os dados-chave da operação, para a tomada de decisão, e que, resolvendo as tais interdependências e projeções futuras, permitam criar e comparar cenários e chegar a tomadas de decisões certeiras no menor tempo possível.

A BovExo é uma plataforma que realiza todo esse processo para você! Nossos algoritmos precisos e inteligência artificial fazem integração de diferentes fontes de informação de sua fazenda, desde o ganho de peso diário dos animais, valor nutritivo das dietas, disponibilidade de pasto, custos e preços, presentes e futuros, de forma a, através das decisões-chave sobre estratégias de produção, compra e venda, maximizar a rentabilidade da operação e promover a sustentabilidade.

Então, o que está esperando para conhecer nossas funcionalidades e fazer parte do time que está alcançando ganhos de até 5@ a mais por cabeça ou 10x mais lucratividade!

Preencha o formulário abaixo para ter acesso ao ebook com a descrição completa das 5 variáveis que representam até 80% do ganho potencial de sua fazenda.

Acesse nosso site e entre em contato com nosso time de especialistas. Eles te darão o apoio necessário em sua jornada para que você tenha a melhor experiência para uma pecuária de resultados máximos.

Dr. João Costa Jr – Zootecnista – Especialista em Zootecnia de Precisão – Analista de Marketing da BovExo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com