4 dicas para controlar a infestação da mosca-dos-chifres em bovinos

4 dicas para controlar a infestação da mosca-dos-chifres em bovinos

PARTILHAR

A mosca-dos-chifres pode causar prejuízos significativos para a propriedade, como a perda de peso dos bovinos e queda na produção de leite.

*Artigo publicado originalmente no blog da Fundação Roge

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é considerada um dos principais parasitas que atingem os bovinos. A fêmea do inseto pode picar de 12 a 40 vezes por dia o animal, já o macho nunca sai do bovino. Suas picadas o deixam extremamente agitados e irritados.

Segundo o site Biovet, o local de preferência desses parasitas é o dorso, cupim e costado do hospedeiro, deslocando-se para a região ventral nos horários mais quentes do dia. São de coloração escura e têm por hábito permanecer de ponta cabeça nos animais, o que facilita muito a sua caracterização.

Em qual época do ano ocorre a infestação?

A mosca-dos-chifres aproveita as épocas chuvosas para atacar os bovinos. Nesse período a infestação do parasita aumenta. 

Leia o artigo completo no blog da Fundação Roge e saiba como controlar a infestação da mosca-dos-chifres em bovinos:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com