5 tecnologias que mudaram as atividades no campo de uma vez por todas

A agricultura 4.0 (ou agricultura digital) é um conjunto de tecnologias digitais de ponta desenvolvidas para integração da produção agrícola no campo

A tecnologia invadiu o campo e junto com ela trouxe a modernidade e mais facilidade na hora do trabalho. Os agricultores adotam novas tecnologias para melhorar as operações e atender os consumidores com mais eficiência e agilidade.

Em uma escala menor, ferramentas como um carrinho de mão ou um trator pequeno ainda podem ser utilizados para uma ampla gama de serviços, porém, a indústria agrícola em geral está sendo muito impactada com o desenvolvimento de alta tecnologia.

A agricultura 4.0 (ou agricultura digital) é um conjunto de tecnologias digitais de ponta desenvolvidas para integração da produção agrícola.

A nova revolução do agronegócio passa pela tecnologia da informação, e contribui com a inovação na produção de alimentos e segurança alimentar antes e depois da “porteira”. Confira cinco tecnologias que mudaram completamente as atividades no campo:

Tecnologia cria pulverização eficaz com economia de até 25%
Foto: Divulgação

1.  SENSORES DE COLHEITA

A Internet das Coisas (IoT) simplesmente se refere a dispositivos que estão interligados em uma rede, como termostatos inteligentes e monitores de condicionamento físico. Alguns dos novos dispositivos de IoT fornecem regularmente aos agricultores informações importantíssimas sobre as condições do solo como umidade e temperatura.

Isso ajuda a realizar escolhas de culturas ideais para as condições do solo, potencializando o rendimento. Um dos benefícios oferecidos pela IoT no agro é o aumento da rentabilidade devido à atenção dada a cada talhão da fazenda e da redução de custos que acontece por meio da diminuição de gastos com as aplicações, insumos e tempo. Além disso, os aplicativos podem ser acessados em todos os lugares que possuírem Internet disponível e o atendimento pode ser feito por e-mail e/ou Whats App, etc.

Os aplicativos podem oferecer planejamento para aplicações de insumo, planejamento total de maquinário e planilhas com histórico de colheitas. Outros benefícios são as informações sobre a temperatura do local, volume de chuvas e umidade do solo nas três profundidades da raiz. Por fim, relatórios periódicos são enviados ao produtor.

Empresa brasileira de drones projeta crescer até 7 vezes em 2022
Foto: Divulgação

2. DRONES

Os drones também estão transformando a forma como os profissionais da agricultura trabalham. Um agricultor que possui uma grande área de terra necessita de uma maneira eficiente para apurar visivelmente as condições de suas culturas.

Com drones, eles conseguem gerar imagens aéreas de suas propriedades com diferentes sensores embarcados que detectam falhas de semeadura/plantio, pragas e doenças. Desta forma, os drones também permitem que os agricultores tomem decisões mais rápidas, garantindo a prevenção de perdas.

3. SISTEMAS DE GESTÃO E MONITORAMENTO AGRÍCOLA

São diversas as atividades que o produtor precisa realizar diariamente em uma fazenda, desde monitorar as condições das safras, programar a realização do plantio e da colheita, priorizar as tarefas diárias e as de longo prazo, e muitos outros processos. E, os sistemas de gerenciamento de fazendas facilitam muito esse processo de gestão.

Reunindo todas as informações necessárias em um único aplicativo, um agricultor pode realizar e manter seus planos com muito mais facilidade do que era antes. Isso é particularmente útil em grandes fazendas com muitos funcionários

Utilizar um aplicativo para certificar que todos entendam suas metas em geral e as de curto prazo, ajuda a manter todos os funcionários em suas tarefas.

4. MONITORAMENTO DE PRECISÃO

Com a tecnologia de monitoramento de precisão, os agricultores podem definir com mais precisão quando os principais suprimentos estão terminando. Isso significa que eles conseguem realizar novos pedidos antes de esgotarem totalmente um determinado recurso, que pode ser até mesmo combustível para o funcionamento de equipamentos, por exemplo.

Já o monitoramento climático é o principal fator responsável por todas as operações na fazenda. Atualmente, a utilização de plataformas que realizam esse monitoramento de temperatura, umidade relativa do ar, pluviometria, velocidade e direção do vento oferecem dados aos agricultores para a tomada de decisão durante as atividades de plantios, pulverizações e colheitas.

Mapas NDVI que geram informações do índice de vegetação da diferença normalizada podem oferecer diagnósticos da sanidade das plantas.

5. CULTURAS HÍBRIDAS

Culturas híbridas oferecem vantagens genéticas que as culturas tradicionais não realizam, por exemplo, variedades híbridas de milho demonstraram utilizar o nitrogênio mais eficientemente, fazendo com que eles produzissem mais grãos que o milho sem essa tecnologia. Os agricultores que utilizam esses híbridos podem gerar mais alimentos sem que ocorra a necessidade de mais terras.

Estas cinco tecnologias são apenas alguns exemplos inovadores que vem transformando a indústria agropecuária. Mais uma vez, os produtores de carne e grãos têm usufruído das inovações que surgiram desde o início da própria agricultura. À medida que novas tecnologias surgirem, elas provavelmente encontrarão também usos inteligentes nessa área.

A agricultura atual é marcada pela presença e o desenvolvimento de máquinas com inteligência artificial, ferramentas com conexão 5G, softwares para tomada de decisão, sensores e até robôs autônomos. 

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM