Gigante desconhecido? Pesquisa inédita revela desconhecimento da Europa em relação ao agro brasileiro e ressalta as oportunidades do setor no mundo; O estudo foi realizada em quatro países: França, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca
Uma pesquisa inédita apresentada na 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, mostrou que a população da Europa ainda possui um elevado grau de desconhecimento sobre o agro brasileiro, mas também destacou que o setor tem uma vasta oportunidade de criar uma narrativa mais assertiva e integrada. José Luiz Tejon, curador de conteúdo do CNMA e sócio-diretor da Biomarketing, destacou a necessidade de melhorar a comunicação do agronegócio brasileiro, mesmo sendo um gigante em produção e território. Tejon ressaltou a importância de uma comunicação estratégica para mudar a percepção internacional sobre o Brasil como um “gigante desconhecido” no setor agrícola.
A pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com o objetivo de buscar dados reais da percepção do mercado europeu sobre o agro nacional, buscando apresentar uma visão estratégica da cadeia produtiva, ponto fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro.
A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca com uma base de 590 mil entrevistados, divididos em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.
Da base total de fontes pesquisadas, 57% disseram não conhecer nada sobre o agro brasileiro e apenas 11,2% responderam que conhecem bem. Na categoria cidadãos, menos de 8,8% afirma conhecer bem o agronegócio do Brasil. Já entre os jornalistas, foram os franceses que demonstraram maior percentual de conhecimento, com 31,1%.
“A pesquisa foi o primeiro levantamento feito sobre a percepção europeia quanto ao agro brasileiro. E para qualquer estratégia ou ação de melhoria é necessário, primeiro, saber onde estão as questões a serem trabalhadas. Então, do ponto de vista de uma empresa de dados como a Serasa Experian, era necessário ter uma primeira medida, entendendo e acabando com alguns mitos, principalmente para saber onde precisamos atuar”, disse o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.
“Estamos há três anos no mercado de agro e temos trabalhado para dar mais transparência, rastreabilidade e dados a fim de que credores possam analisar produtores rurais para que tenham mais acesso a crédito”, complementou.
Na categoria de conhecimento de produtos, o café foi a opção com as melhores avaliações nos quatro países quanto à reputação, tanto entre os cidadãos como entre jornalista e distribuidores.
Comunicação para enfrentar o desconhecimento do agro brasileiro
“Com a análise da pesquisa, ficou evidenciado que a comunicação é o ponto-chave para enfrentar o maior dos desafios encontrados: o desconhecimento do Brasil e da sua grandeza. Portanto, diante deste cenário, a grande oportunidade é comunicar as realidades do agro nacional, que são muito maiores e melhores do que as percepções”, comentou o professor José Luiz Tejon.
“Não basta apenas comunicar e falar o que fazemos. Vivemos em uma era de desconfiança e precisamos provar. Para isso será vital adotarmos cada vez mais rastreabilidade, certificações, seminários, estudos de caso com a juventude mundial, colocar o jovem brasileiro para conversar com o jovem do mundo, a mulher agro brasileira dialogando com as mulheres do planeta. Não devemos ter medo do mercado mundial, pois ele é muito maior do que o que vemos hoje. Precisamos comunicar, encantar e vender”, recomendou Tejon.
“De forma resumida, eu diria que a construção de percepção é crucial para o nosso País e ganha quem tem a melhor narrativa. Temos consistência e produtos de alto valor agregado, mas quem ‘sai na frente’ é quem constrói uma comunicação mais consistente”, avaliou a diretora-executiva da Eksim-CO e ex-USDA, Fabiana Fonseca.
A diretora-executiva da ABAG, Gislaine Balbinot ressaltou os esforços que têm sido feitos para mudar, cada vez mais, a imagem e a narrativa do agro brasileiro. “Atuamos em projetos e ações que trabalham a base de toda essa comunicação, levando conhecimento em escolas, por exemplo. Essa pesquisa mostrou que realmente devemos trabalhar a construção dessa narrativa de forma integrativa, envolvendo a educação, a divulgação de informações corretas e a mídia”.
“Precisamos mostrar a nossa jornada pelo aperfeiçoamento e as conquistas já alcançadas. As realidades do agro brasileiro são muito maiores do que suas percepções. E são vitais para a vida no planeta Terra. Somos um paraíso de oportunidades para o Brasil e para o mundo”, finalizou Tejon.
A íntegra da apresentação da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, promovida no segundo dia do CNMA, pode ser conferida aqui.
Há 100 anos, Ford instituía jornada de 40 horas nos Estados Unidos
A decisão do empresário da Ford, Henry Ford, foi apresentada, na época, como uma forma de atrair profissionais de outras indústrias.
Continue Reading Há 100 anos, Ford instituía jornada de 40 horas nos Estados Unidos
Revogação da taxa das blusinhas corrige distorções, diz Amobitec
A aplicação da taxa resultou em aumento de preços ao consumidor no varejo nacional, “sem contrapartidas claras em geração de emprego e renda”.
Continue Reading Revogação da taxa das blusinhas corrige distorções, diz Amobitec
Aberturas de mercado para o Brasil no Canadá e no Chile
Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança um total de 612 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Aberturas de mercado para o Brasil no Canadá e no Chile
Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde
Na comparação com março do ano passado, o comércio avançou 4%. Já no acumulado de 12 meses, há expansão de 1,8%.
Continue Reading Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde
Governo e Câmara acordam fim da 6×1 e jornada de 40 horas semanais
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1 deve contar com descanso remunerado de dois dias por semana.
Continue Reading Governo e Câmara acordam fim da 6×1 e jornada de 40 horas semanais
Brasil fecha 2025 com aumento de 5% no estoque de empregos
As informações constam da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Continue Reading Brasil fecha 2025 com aumento de 5% no estoque de empregos





