Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

A importância da previsão do tempo na agronomia

Descubra a importância da previsão do tempo na produção agrícola  e como o clima é vital neste setor

Parece bastante evidente que o clima e a previsão do tempo têm um papel primordial na produção agrícola. Fatores como a temperatura, a umidade e o vento influenciam as práticas agronômicas.

O tempo é um dos mais importantes fatores na agronomia. É o clima de cada região que determina o tipo de produção possível, em função de elementos como a irrigação dos solos ou a temperatura ambiente, ambos associados às condições climáticas.

Se um agricultor decidir, por exemplo, iniciar uma plantação numa determinada região do Rio de Janeiro, a sua escolha vai depender dos produtos típicos da região, assim como da previsão do tempo Rio de Janeiro.

Todos sabemos que o clima é um dos principais influenciadores das produções agronômicas. Vejamos em detalhe como o tempo determina a agronomia:

  • Crescimento de plantas: o desenvolvimento das plantas depende da temperatura, umidade, radiação solar, chuva e vento. Ou seja, os elementos meteorológicos influenciam todo o ciclo de cultura, desde a germinação até às colheitas;
  • Tipo de culturas: é o clima que determina quais culturas podem ser cultivadas em uma determinada região. A variedade das culturas vai depender das características climáticas locais;
  • A água: a abundância ou a falta de água são aspectos essenciais para o tipo de plantação. Existem culturas de sequeiro, que quase não precisam de água. Por outro lado, determinadas culturas necessitam de água em abundância. A pluviosidade da região e os recursos hídricos são um ponto importante na agronomia;
  • As pragas: As condições climáticas podem originar a existência de pragas e doenças. Muitas pragas surgem pela umidade e pressão atmosférica, exigindo cuidados específicos e adaptados a cada situação;
  • O solo: O tempo tem um papel importante na fertilidade do solo. Elementos como chuva, temperatura e umidade determinam a qualidade do solo, o que leva a necessidades específicas de adubação ou de rotação de culturas. A riqueza do que se cultiva vai depender sempre da qualidade do solo;
  • Alterações climáticas: as mudanças climáticas afetam vários setores da sociedade, incluindo a agricultura. Os produtores agrícolas tentam se adaptar a estas mudanças, implementando novas práticas e sistemas agrícolas.

Portanto, é evidente que o clima e a agronomia estão ligados, com as condições climáticas desempenhando um papel crucial na produtividade agrícola.

Os agricultores são altamente influenciados pela previsão do tempo, para tomarem importantes decisões, como o momento mais adequado para o plantio, ou o melhor período para a colheita, em função das condições climáticas. Eles devem preparar as suas culturas para eventos de seca, geadas ou tempestades. Para isso, devem estar sempre atentos às previsões do tempo.

A seleção das culturas, as determinadas práticas agrícolas, os manejos do solo, os tempos de plantio, os cuidados com as possíveis pragas e os tempos de colheita são apenas alguns dos elementos chave da agronomia, que dependem, em grande parte, das condições climáticas. É por demais evidente, o importante papel do clima na agricultura.

As práticas sustentáveis e os sistemas agrícolas são tidos em conta de acordo com a região, o que significa, de acordo com o tempo e o clima de cada lugar.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM