
A rastreabilidade do gado é um aspecto fundamental para garantir a segurança alimentar, bem-estar animal e a transparência no setor agropecuário; Tudo começa com A o registro de fornecedores e corretores no processo de compra de gado
Com o aumento das exigências sanitárias e regulatórias, especialmente em mercados internacionais, a identificação e o registro de fornecedores e corretores envolvidos na compra de gado se tornam ferramentas essenciais para a manutenção da saúde pública e da qualidade da carne produzida.
A importância do registro detalhado de fornecedores e corretores como parte do processo de rastreabilidade, discutindo os benefícios dessa prática para a saúde animal e para a resposta rápida em casos de surtos sanitários.
O que seria a rastreabilidade no setor de bovinos?
A rastreabilidade do gado no contexto da produção de carne seria: A identificação individual dos animais (marcação, tatuagem, chip), registro de informações sobre a origem dos bovinos (propriedade de origem, movimentação, corretor, fornecedor e histórico sanitário).
Os Benefícios da rastreabilidade para a saúde animal e controle de doenças, prevenção do controle de surtos sanitários como por exemplo: febre aftosa, brucelose entre outras).
Além de uma mna resposta a surtos, a importância de ter os registros de fornecedores e corretores para recolher rapidamente lotes contaminados e evitar a disseminação da doença. (Muitos casos como fazemos aqui até deixamos de comprar do produtor e cortamos o corretor). Entretanto a rastreabilidade do gado não só serve para exportação mais também para um controle interno de compra e venda.
Os registros de fornecedores e corretores pode ser implementado no confinamento de bovinos através da utilização de sistemas de gestão eletrônica para registrar e acompanhar a movimentação dos animais e seus fornecedores, no nosso caso PONTA ECO/TGC, são plataformas digitais e bancos de dados que integram informações sobre a origem dos bovinos, corretores envolvidos e histórico sanitário, nele colocamos todas as informações dos proprietários e correto, tais como: nome, cpf, cidade de origem tanto do corretor quanto do fornecedor, GTAs que foram transportados entre outros dados.

Todos os animais de um proprietário são brincados, chipados e cadastrados no próprio contrato do fornecedor, caso haja algum problema no lote ate o abate conseguimos rastrear todas as informações.
É muito importante a documentação clara e auditoria constante para garantir a rastreabilidade do gado.
Desafios na implementação da rastreabilidade do gado
Seriam os custos com os sitemas de gestão eletrônico e o treinamento da equipe responsável. Ou seja rastreabilidade do gado é uma prática que beneficia não só a segurança sanitária, mas também a credibilidade da carne brasileira no mercado internacional e controle do rebanho dentro da sua propriedade.
O registro de fornecedores e corretores é uma etapa fundamental para garantir que todos os animais tenham sua origem bem documentada, o que facilita a resposta rápida a surtos sanitários e fortalece a confiança do consumidor.
O uso de tecnologias modernas e a capacitação do setor são passos essenciais para a implementação eficaz da rastreabilidade do gado, contribuindo para um sistema agropecuário mais seguro, eficiente e transparente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.