Produtor Rural Gaúcho cria abaixo assinado pedindo melhorias no pagamento do leite ao produtor
O produtor rural Ezequiel Guilherme Fioreze da cidade de Colorado no Rio Grande do Sul resolveu criar um abaixo assinado pedindo melhorias e mudanças no pagamento do leite ao produtor. “O objetivo desse abaixo assinado é padronizar e valorizar os produtores que produzem leite de qualidade, é injusto para quem tem qualidade ganhe valores menores do que quem tem alto volume, ter um preço justo sendo pago pelo leite” disse Ezequiel.
Confira o conteúdo do abaixo assinado:
Historicamente o preço pago por litro de leite ao produtor brasileiro sofre altos e baixo, o custo de produção do leite brasileiro é o maior do mundo e é por isso que os produtores brasileiros não possuem estabilidade financeira e anualmente inúmeras famílias abandonam a atividade. Por este motivo os produtores querem que seja criado um projeto de lei estipulando regras mais claras e mais justas para a remuneração que é dada aos produtores.
A proposta de remuneração que queremos que seja aprovada é composta pelos seguintes itens:
1° O preço pago ao produtor de leite necessita de um balizamento a nivel nacional, é injusto que os produtores do sul recebam menos do que os do norte ou sudoeste, o preço devera ser formado através da qualidade.
2° O preço pago pelo leite devera ser composto pelos seguintes itens necessariamente nessa ordem:
- teor de proteína;
- teor de gordura;
- nivel de contagem de celulas somáticas;
- nível de contagem bacteriana;
- volume de leite entregue diariamente pelo produtor;
- estar com o calendário de vacinações e as exigências fitossanitárias em dia;
- receber bônus por boas praticas na fazenda.
3° As industrias que priorizarem a compra de leite brasileiro terão preferencia independente de preço nos pregões nos programas de aquisições de alimentos realizados pelo governo federal;