
Vai sobrar bovino pra abate? Abate fechou março/24 com recuo de 3% sobre o resultado de fev/24, mas com avanço de 25,47% em relação ao volume de igual mês de 2023, apontou a Agrifatto, citando dados do IBGE
A Agrifatto reporta uma diminuição na atividade de abate e na produção de carne de boi em março de 2024 quando comparado a fevereiro do mesmo ano. Essa situação indica que, possivelmente, o Brasil alcançou o seu limite máximo de produção no mês anterior.
“É notável uma queda de 7,85% na quantidade diária de gado abatido em março de 2024 frente a fevereiro do mesmo ano, o que pode sugerir que chegamos perto do máximo de capacidade de abate no país”, menciona a Agrifatto, referenciando informações do IBGE.
De acordo com a empresa, a atividade de abate registrou uma diminuição de 3% em março de 2024 em relação a fevereiro, somando um total de 3,17 milhões de animais.
Contudo, a consultoria enfatiza um aumento de 25,47% na comparação com março de 2023. “Este foi o volume mais alto para um mês de março já registrado, ultrapassando o recorde anterior de 2007 em 12,82%”, aponta a Agrifatto.
Da mesma forma, a produção de carne no Brasil viu uma redução de 3,15% no mês de março de 2024 comparado a fevereiro, finalizando com 806,54 mil toneladas, a maior quantidade para um março já vista.
Previsões da Agrifatto indicam que o Brasil deve alcançar 36,04 milhões de cabeças de gado abatidas em 2024, com uma produção de 9,45 milhões de toneladas de carne. Esses números mostram um crescimento de 5,80% e 5,50%, respectivamente, em comparação ao ano de 2023, e são esperados para ser os maiores já registrados pela consultoria.
“O aumento de 29,54% na produção de carne bovina no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, corrobora a expectativa de um ano recordista”, destacam os especialistas da Agrifatto.
Influenciado pelo patamar recorde da presença de fêmeas nas indústrias de Mato Grosso, 2024 fecha o 1º trimestre com maior volume nos abates para o período
Ao todo, foram abatidos 1,76 milhão de bovinos no 1º trim/24 em Mato Grosso (Indea-MT). O valor é 30,88% superior ao do 1º tri/23 e o maior volume já registrado para o período, sendo 43,15% acima da média histórica, que é de 1,22 milhão de cabeças. As fêmeas foram as principais propulsoras desse crescimento, com 951,15 mil cabeças abatidas no período, aumento de 44,56% no comparativo anual, apontou dados do Imea.
Ainda, as fêmeas em idade reprodutiva, ou > 24 meses, representaram 76,32% do total de fêmeas abatidas no 1º trim/24, resultado do abate das fêmeas não emprenhadas na estação de monta.
Por fim, a perspectiva para o 2º trim/24 é de redução na participação de fêmeas nos abates do estado, visto que historicamente foram apenas 6 vezes, em 21 anos, que a participação de fêmeas nos abates totais no 2º trim superaram o 1º trim (mesmo com o aumento sazonal nos abates em maio, em função do ajuste na lotação das pastagens).

Golpe milionário com ‘vaca virtual’ abala um dos maiores produtores de gado do mundo
Fraude milionária enganou mais de 4 mil pessoas, com promessas de retorno de até 20% ao ano em dólares, mas grande parte das vacas nunca existiu. Entenda como o golpe milionário da ‘vaca virtual’ está abalando o Uruguai, um dos maiores produtores de gado do mundo
Vaca brasileira da raça Gir Leiteiro bate recorde mundial de produção de leite; Vídeo
Bloguer FIV Ribeirão Grande fez história na Expass Agro 2025, superando marca anterior de 2018 e estabeleceu um novo recorde mundial de produção de leite na categoria vaca jovem da raça Gir Leiteiro, com impressionantes 64,940 kg de leite por dia em média.
Quarta onda de frio de 2025 atinge o Brasil nesta semana; veja onde será mais intenso
Fenômeno será menos intenso que a onda de frio anterior, mas promete derrubar as temperaturas em diversas regiões; veja os estados que vão gelar; veja a previsão do tempo
Flamengo encara o Bayern por vaga nas quartas do Mundial
Jogaço onde Flamengo encara o Bayern, será disputado em Miami a partir das 17h deste domingo
Continue Reading Flamengo encara o Bayern por vaga nas quartas do Mundial
ALERTA: Chuva de 130 mm vai atingir RS, e Governadorpede que povo deixe áreas de risco
Previsão de meteorologistas é de que em partes do estado pode chover, nas próximas 12 horas, o equivalente ao volume esperado para todo um mês – cerca de 130 mm; Governador do RS pede que população deixe áreas de risco
Conheça o maior confinamento de bovinos do Nordeste; Vídeo
Localizada em Luís Eduardo Magalhães (BA), a Captar Agrobusiness abriga o maior confinamento de bovinos do Nordeste. Com capacidade para engordar 100 mil bois por ano, a empresa se destaca como um gigante do agro, apostando em alta tecnologia com drones, energia solar e alimentação que reduz a emissão de metano.
Continue Reading Conheça o maior confinamento de bovinos do Nordeste; Vídeo