
Incentivos ao consumo interno e mercados externos aquecidos impulsionam crescimento na suinocultura brasileira.
O abate de suínos no Brasil registrou um crescimento expressivo no segundo trimestre de 2024, alcançando um novo recorde. De acordo com o IBGE, cerca de 14,5 milhões de suínos foram abatidos, representando um aumento de 3,5% em comparação com o trimestre anterior.
Esse desempenho é atribuído principalmente ao crescimento da demanda interna por carne suína. Com campanhas de incentivo ao consumo doméstico e uma maior competitividade em relação a outras proteínas, o consumo de carne suína tem se consolidado no cardápio do brasileiro. Além disso, o mercado de exportação também se mostra favorável, com destinos como Hong Kong e Vietnã apresentando uma demanda crescente.
A suinocultura brasileira, tradicionalmente voltada para o mercado externo, agora encontra no mercado interno um aliado importante para a manutenção do crescimento sustentável do setor. Essa diversificação de mercados fortalece toda a cadeia produtiva e gera novas oportunidades de negócios.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O trabalho traz evidências importantes para orientar políticas públicas e instrumentos financeiros que promovam o uso mais inclusivo, intensivo e ambientalmente sustentável da terra. Supremo Tribunal Federal barra cobrança retroativa de ICMS sobre transferências de gado entre fazendas do mesmo produtor Continue Reading STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro O país tinha no fim de julho 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o último trimestre de 2013. Continue Reading Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE Metade das exportações brasileiras de frango saíram por Paranaguá em 2025 e Farelo de soja já representa quase um terço da movimentação nacional. A qualidade da cana, medida pelo Açúcar Total Recuperável (ATR), também recuou, passando de 148,4 quilos por tonelada para 144,2 kg/t, uma queda de 2,9%. Continue Reading Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9% No cenário internacional, os valores do demerara recuaram, pressionados pelas projeções de boa safra na Ásia, especialmente na Índia e na Tailândia. Continue Reading Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externoEstudos confirmam viabilidade econômica de sistemas sustentáveis de produção na Amazônia e no Cerrado
STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Porto de Paranaguá lidera exportações de soja e amplia participação de mercado em farelo e proteínas animais
Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo