Abiarroz e ApexBrasil renovam Projeto Brazilian Rice até 2024

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Lançado em 2012, o projeto já desenvolveu inúmeras ações na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e África.

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a ApexBrasil renovaram o convênio do Projeto Brazilian Rice até 2024. A iniciativa desenvolve ações de promoção comercial, visando aumentar e consolidar as exportações de arroz beneficiado, a fim de que o país se torne um player ainda mais reconhecido no mercado internacional por sua qualidade e capacidade produtiva e pela eficiência de sua indústria arrozeira.

Além da participação em feiras, seminários, conferências e outros eventos para divulgar o arroz brasileiro, o Brazilian Rice elabora estudos sobre negociações comerciais, tendências de mercado e logística de escoamento da produção. Lançado em 2012, o projeto já desenvolveu inúmeras ações na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e África.

“A retomada desta parceria é motivo de enorme orgulho para nós”, ressalta o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Márcio Rodrigues. “Pelos próximos dois anos, ampliaremos significativamente as ações de posicionamento e promoção do nosso arroz beneficiado em todo o mundo, reforçando o papel do Brasil na segurança alimentar do planeta e, com isso, gerar emprego e renda em todo o país.”

Para tanto, adianta o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, “serão executadas ações de qualificação e capacitação para uma melhor internacionalização das nossas empresas; articulações para defesa de interesses do setor; iniciativas visando qualificar a imagem dos nossos produtos e atividades de promoção comercial, como a realização de missões, rodadas de negócios e participações em seis feiras internacionais em mercados relevantes, tais como Estados Unidos, México, Canadá, Turquia e Peru”.

Ação estratégica para o arroz beneficiado

“O Brazilian Rice é estratégico para o arroz beneficiado brasileiro não só pelas ações promocionais destinadas à manutenção e à abertura de mercados, mas também pelo trabalho de inteligência para subsidiar negociações que buscam superar barreiras tarifárias e fitossanitárias e dificuldades logísticas”, acrescenta o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan.

Mesmo num cenário marcado pela pandemia de covid-19, pontua o dirigente da Abiarroz, o Brazilian Rice teve bom desempenho. Em 2021, durante as negociações para renovação da parceria, o projeto promoveu 142 ações em 40 mercados e instituições em busca de oportunidades de negócios e na defesa dos interesses do setor arrozeiro nacional.

“De 18 empresas exportadoras, 78% aumentaram suas vendas externas no último projeto, em 2020, reforçando a qualidade do arroz brasileiro frente aos nossos principais concorrentes”, lembra. “Agora, com a retomada da economia, temos uma expectativa ainda mais otimista em relação às ações que o Brazilian Rice desenvolverá ao longo de 2022.”

Fonte: Abiarroz

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR