
A sardinha é a principal espécie da pesca brasileira, com 95% de sua produção destinada à indústria de conservas – um alimento essencial para milhões de brasileiros, principalmente nas regiões mais carentes do país.
A Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA) manifestou sua indignação e repúdio à decisão anunciada pelo Governo de zerar a alíquota de importação da sardinha em conserva. Trata-se de uma medida completamente devastadora para a indústria nacional de pescado.
A sardinha é a principal espécie da pesca brasileira, com 95% de sua produção destinada à indústria de conservas – um alimento essencial para milhões de brasileiros, principalmente nas regiões mais carentes do país.
O setor já sofreu um duro golpe em 2024, quando a Reforma Tributária excluiu a sardinha em conserva da cesta básica, prevendo um aumento gradual de impostos, que chegará a 28,5% em 2026. Agora, com a decisão de zerar a alíquota de importação, que atualmente é de 32%, a indústria nacional de conservas enfrentará um colapso.
A alíquota de 32% foi instituída há oito anos para conter os preços predatórios do mercado asiático e garantir a competitividade da indústria nacional. Sua retirada significa um ataque direto à produção brasileira, ameaçando milhares de empregos e a sustentabilidade do setor.
A decisão do Governo Federal foi tomada sem qualquer consulta ao setor produtivo ou ao Ministério da Pesca, gerando perplexidade e preocupação. Além disso, não há justificativa econômica para essa medida, uma vez que a variação do IPCA para a sardinha em conserva foi de apenas 1,12% em 2024, ou seja, muito abaixo da inflação, o que demonstra que não há impacto significativo no preço ao consumidor.
“É urgente a revisão desta decisão, a fim de evitar o colapso da indústria nacional de pescado e proteger milhares de empregos no Brasil”, destacou em nota a Abipesca.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Produção de peixes em Minas Gerais cresceu 64% em cinco anos. Importância da atividade atrai a Aquishow Brasil 2025
Mais importante evento da aquicultura brasileira será realizado de 27 a 29 de maio de 2025, no Master Casteli, em Uberlândia.
Documentário inédito celebra a cultura do queijo artesanal de onze cidades da microrregião do Serro
Registrar essa história é essencial para preservar os saberes dos produtores e garantir que futuras gerações compreendam a importância desse patrimônio.
Duas frentes frias chegam com o primeiro pico de frio do ano; confira datas e regiões afetadas
O primeiro sistema será mais fraco, mas elevará a umidade, enquanto o segundo intensificará o ar frio.
AgroGalaxy retoma recebimento de grãos no PR e em SP
Companhia implementou sistema de pagamento acelerado, valores são pagos em até 24 horas após a entrega dos grãos
Continue Reading AgroGalaxy retoma recebimento de grãos no PR e em SP
Crédito rural: títulos do agronegócio crescem 28% em 12 meses
CPRs foram o título de maior expansão no período, com alta de 54% em 12 meses, conforme dados do Ministério da Agricultura
Continue Reading Crédito rural: títulos do agronegócio crescem 28% em 12 meses
Carne bovina: exportações disparam em março e crescem 51%
Preço médio de comercialização também avançou 7,8% no acumulado do mês frente ao mesmo período de 2024
Continue Reading Carne bovina: exportações disparam em março e crescem 51%