Abóbora híbrida é destaque com frutos graúdos e pesados

PARTILHAR
Abóbora híbrida é destaque com frutos graúdos e pesados
Foto: Divulgação

Frutos graúdos, com polpa espessa e maior peso destacam a abóbora no mercado; cultivar da linha Superseed gera excelente rentabilidade para o produtor

Se um produtor busca abóboras que possam proporcionar maior lucratividade, devido ao seu maior peso, a Furusato é a solução ideal. Está é uma cultivar híbrida da linha de produtos Superseed da Agristar do Brasil e ocupa posição de destaque no mercado, tanto entre produtores quanto entre consumidores.

Além do peso, os demais destaques da abóbora Furusato estão na rusticidade, uniformidade, ótimo pegamento e excelente tamanho de fruto. O principal estado produtor é Minas Gerais, porém a abóbora híbrida possui boa adaptabilidade para todo o Brasil. “É possível produzir no país todo. A única diferença de se produzir em outras regiões é a questão do consumo, já que alguns mercados consumidores preferem outros tipos de abóbora”, afirma o especialista em Cucurbitáceas da Agristar, Rafael Zamboni.

Foto: Divulgação

O especialista acrescenta ainda que a polpa espessa é uma qualidade excepcional da Furusato, pois ela gera frutos com maior peso, o que agrega valor ao material e, consequentemente, um melhor retorno financeiro aos produtores.

A excelente produtividade da abóbora durante todo o ano também é uma consequência das características em destaque desse material. “Num manejo ideal, os produtores conseguem produzir de dois a três frutos por planta. A média de produtividade nacional é de 15 toneladas por hectare”, explica Zamboni.

A pós-colheita da Furusato, produto resistente à murcha de Fusarium, é excelente. A planta rústica e a casca firme permitem que a abóbora seja transportada por extensas distâncias e chegue ao destino com a mesma qualidade que foi colhida.

Abóbora híbrida é destaque com frutos graúdos e pesados
Foto: Divulgação

Palavra de quem entende

No interior da Bahia, em João Dourado, estão os sócios Maciel Souza Marinho e Thiago Felipe Garcia de Araújo, produtores de abóbora Furusato. Atendidos pelo consultor Técnico da linha Superseed/TSV, Tassio Almeida, eles falam sobre as suas impressões da cultivar.

“Quem vende a quilo gosta mesmo é de peso, de massa, e a Furusato nos proporciona isso”. É assim que o produtor Araújo fala sobre a sua experiência com a variedade. Ele acrescenta que gosta de plantar a Furusato porque ela responde muito bem ao manejo. “A quantidade de folhagem é ótima, porque protege a abóbora de ser queimada pelo sol, ao mesmo tempo ela tem um controle muito bom para oídio, um excelente pegamento de frutos, frutos muito pesados e alto rendimento”, detalha.

Para Marinho, o que chama mais atenção na Furusato é a sua casca lisa, padronização, excelente qualidade, bom pegamento e a entrega em produtividade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.