ABS e Fundação Rogê, juntas, no 5º Dia Técnico do Leite

ABS e Fundação Rogê, juntas, no 5º Dia Técnico do Leite

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Mais uma vez, a ABS participa do Dia Técnico do Leite, realizado pela Fundação Rogê, no município de Delfim Moreira (MG).

Esta é a quinta edição do evento que reúne estudantes, produtores e empresários do mercado do leite durante dois dias para discutir, através de palestras, painéis e exposições de trabalhos técnicos dos alunos da Academia do Leite, o tema “O futuro da bovinocultura leiteira: perspectivas e desafios”.

A programação foi dividida em dois dias. O primeiro deles, quinta-feira (4), contou com a participação de mais de 100 pessoas. O gerente do Departamento Técnico de Leite da ABS, Raul Andrade, esteve em uma das cinco estações do conhecimento montadas no evento, ministrando palestra sobre a utilização da Biotecnologia da Reprodução na melhoria da eficiência da pecuária leiteira.

“Estamos presentes desde a primeira edição. Este foi um evento idealizado entre a Fundação Roge e a ABS, e, ao longo do tempo, fomos ajudando a fomentar o Dia Técnico do Leite e a Academia do Leite, que hoje são projetos efetivos dentro da Fundação. Essa edição foi muito gratificante. A ABS acredita muito nesse projeto, que visa melhorar a qualidade de vida e dar oportunidade a esses alunos do curso técnico agropecuário”, comenta Raul.

A participação da ABS é destacada pelos participantes do evento. “Achei o tema muito interessante, alinhado ao caminho que a pecuária leiteira está tomando e às novidades e tecnologias que estão presentes no mundo das fazendas”, avalia Wilis Souza, gerente da Fazenda Campos Lima, que acompanhou a apresentação.

A estação contribuiu também para o esclarecimento e conhecimento de estudantes e acadêmicos. “O que me chamou a atenção foi a ênfase na questão da conformidade animal, o reforço da FIV como ferramenta de multiplicação animal e a questão da produção de leite, que é um fator que os produtores têm dificuldade de visualizar em catálogos, por exemplo”, comenta Pedro Morais, aluno do terceiro ano do curso de Agropecuária da Fundação Rogê.

Segundo Ana Beatriz Fernandes Serrate, também aluna da Fundação, o conteúdo complementou os saberes adquiridos em sala de aula. “Foi uma palestra muito boa. Tive uma aprendizagem ampla, que colaborou muito com o que eu já vinha aprendendo nos últimos meses”, afirma.

Urbano Fajardo, Técnico do Departamento Leite da ABS, destaca que é uma parceria de mão dupla. “Ganha a ABS e ganham os alunos. Recebemos um retorno muito positivo da direção da escola e nós também estamos muito felizes por poder participar do projeto por mais um ano”, afirma.

Parceria social. A Fundação Rogê é uma organização sem fins lucrativos que promove oportunidades educacionais para comunidade rural. Há cerca de seis anos, a ABS é apoiadora oficial da Fundação Rogê.
Atualmente, está sendo desenvolvido um projeto de responsabilidade social junto à instituição, que consiste na realização de tours técnicos que dão aos acadêmicos a oportunidade de visitar a Central ABS, acompanhar a rotina de touros e coletas, além de visitar uma fazenda de grande potencial no setor leiteiro. A perspectiva é de que as ações voltadas para o projeto já comecem a ser realizadas neste segundo semestre de 2019.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.