
Ação integrada de forças de segurança prende 22 pessoas por invasão a propriedade rural; Suspeitos foram presos em flagrante na área invadida, que tem cerca de 85 hectares e no local foram encontradas barracas montadas, além de materiais de construção
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na prisão de 22 pessoas, nessa segunda-feira (30.10), por invasão a uma área rural, no município de Matupá (685 km de Cuiabá). Na propriedade, havia barracas já montada e outras ainda sendo armadas, além de vários materiais de construção espalhados pela área.
A crescente onda de invasões realizadas no campo não é novidade desde que o Governo Federal foi assumido pelo Presidente Lula (PT). A leniência com que o poder executivo e judiciário estão tratando o assunto vêm aumentando a insegurança no campo e deixando o setor apreensivo com o futuro das atividades. Em contrapartida, a Frente Parlamentar Agropecuária – FPA, vem lutando para tentar reverter o quadro, inclusivo com o lançamento de nova frente para cuidar do assunto no poder Legislativo.
Durante o flagrante foi feito após policiais militares da 2ª Companhia Independente terem sido informados sobre a invasão na Comunidade Flor da Serra e acionarem o Poder Judiciário, Executivo municipal, agentes da Polícia Civil e o Conselho Tutelar, já que tinham várias famílias e crianças no local.
A área mede aproximadamente 85 hectares, conforme informado pela polícia. Durante a abordagem, nenhuma pessoa se identificou como líder do grupo ou apontou uma possível liderança.
Energia elétrica de área vizinha
Os invasores ainda disseram, durante a abordagem, que receberam fornecimento de energia de uma propriedade rural localizada na frente da área invadida e que o proprietário não foi localizado.
Os suspeitos não apresentaram resistência e foram levados de ônibus à delegacia. Na ação, foram apreendidos quatro motocicletas e aparelhos celulares.


Polícia Militar impediu outra invasão de terra em Mato Grosso
Um homem foi preso pela Polícia Militar em Novo São Joaquim, região leste de Mato Grosso, por invasão à uma propriedade rural. O suspeito alegou aos policiais ser o proprietário da terra, apresentando um contrato de 2008 como prova, contudo sem ação judicial para reivindicá-la. A ação da Polícia Militar foi realizada em conjunto com a Força Tática e a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, após denúncia do proprietário da fazenda.
De acordo com o boletim de ocorrências, funcionários do suspeito encontravam-se na propriedade e ao avistarem a chegada dos policiais se evadiram para um alojamento em outra fazenda, alegadamente pertencente ao suspeito da invasão.

Suspeito alegou ser o verdadeiro dono
Consta ainda no boletim de ocorrência, que o suspeito alegou ser o verdadeiro dono da terra. Ele apresentou aos policiais um contrato datado de 2008 como prova, entretanto o mesmo não possuía uma ação judicial para reivindicar a posse da terra.
Conforme a Polícia Militar, a vítima por sua vez apresentou uma decisão judicial de 2020 que confirmada sua posse da propriedade. O suspeito foi autuado por esbulho possessórios, todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia de Novo São Joaquim.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou do disque-denúncia 0800.065.3939.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.