ACGB: Guzerá oficializa Guzolando no nome da entidade

ACGB: Guzerá oficializa Guzolando no nome da entidade

Vacas Guzolando
Foto: Divulgação

Assembleia Geral Ordinária realizada na noite de ontem (5), durante a 83ª ExpoZebu, aprovou a alteração da razão social da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB) para Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (a sigla ACGB será mantida). A ACGB já vem, há alguns anos, divulgando as características e qualidades do Guzolando (Guzerá x Holandês), em especial, sua longevidade, rusticidade e produtividade, e, agora, passa a adotar oficialmente o nome da raça em sua razão social.

Vacas Guzolando
Foto: Canal Rural

Também foi decidido pelos associados da ACGB, um incentivo aos sócios iniciantes, pequenos criadores, que terão, durante dois anos, um desconto na anuidade. De acordo com o presidente da Associação, Adriano Varela, esse incentivo permitirá aos pequenos criadores conhecer e acompanhar o trabalho desenvolvido pela ACGB na divulgação das raças Guzerá e Guzolando.

O Guzolando

Vacas Guzerá com Bezerros Guzolando
Fonte: guzera.org.br

Raça bovina sintética brasileira de aptidão mista. É representada por bimestiços oriundo dos cruzamentos entre as raças Holandesa e Guzerá. Os animais têm 9/16 de sangue da primeira raça e 7/16 da segunda ou ainda proporções respectivas de 11/16 e 5/16.

Tais composições de sangue dão destaque à aptidão leiteira do gado holandês, sem perda da capacidade de produção de carne e leite, rusticidade e adaptabilidade aos trópicos, características pronunciadas no guzerá. O registro exige ainda dados que comprovem boa produção leiteira na genealogia dos animais.

Os animais da raça Guzolando apresentam porte médio, temperamento vivo, mas dócil e pelagens variadas que resultam das combinações das duas raças de que eles se originam. As fêmeas têm elevada aptidão leiteira e ostentam a forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido. Os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso. A raça tem excelente desempenho e grande aceitação em todo o Brasil.

Logo Guzolando
Foto: Divulgação

Fonte ACGB