Agricultor deve agir agora para garantir alta produtividade do algodão na próxima safra

Manejo biológico do solo no pré-plantio fortalece o cultivo e contribui para uma produção mais sustentável

Este é o momento estratégico para os produtores de algodão se prepararem para obter alta produtividade na safra 2025/26. As principais regiões de cultivo do país – com destaque para Mato Grosso e Bahia – devem iniciar o plantio ao longo do último trimestre do ano, o que torna o manejo do solo fundamental para o sucesso. “O agricultor deve investir agora em um manejo adequado do solo. Com isso, terá as melhores condições para o bom estabelecimento inicial da cultura”, explica o engenheiro agrônomo Thiago Augusto de Carvalho, gerente de marketing regional da Biotrop.

Um manejo pré-plantio bem estruturado favorece a germinação uniforme, o desenvolvimento radicular profundo e o uso mais eficiente dos bioinsumos. Para isso, é essencial adotar práticas que melhoram a qualidade física, química e, principalmente, biológica do solo. “O cuidado antecipado com a saúde do solo é determinante não só para a produtividade da safra atual, mas também para a longevidade e sustentabilidade do sistema agrícola como um todo“, complementa Thiago.

O especialista da Biotrop recomenda especial atenção ao controle de nematoides e patógenos, bem como à promoção do crescimento radicular e à liberação de nutrientes para a planta. “Os produtos biológicos de alta performance são aliados indispensáveis. Inoculantes fixadores de nitrogênio, bioestimulantes, bionematicidas e biofungicidas integram um pacote tecnológico que proporciona aumento da produtividade, maior resiliência da lavoura e reduz a dependência de defensivos químicos“.

Outro recurso indispensável no pré-plantio do algodão é a análise biológica do solo, que identifica o perfil microbiano e sua relação com indicadores de fertilidade, saúde e potencial produtivo. A Biotrop oferece Agrobiota, uma ferramenta inédita que utiliza Inteligência Artificial para o completo diagnóstico do solo.

Com a análise feita pela Agrobiota, o produtor consegue direcionar de forma precisa o uso de biológicos, como inoculantes, bioestimulantes e bionematicidas, adaptando o manejo à realidade de cada talhão. Isso se traduz em maior eficiência, menor risco de perdas e resultados consistentes em produtividade e sustentabilidade“, afirma Thiago.

Em termos de soluções fitossanitárias para o algodão, a Biotrop oferece o potente Biomagno, bionematicida e biofungicida com amplo espectro de ação contra os principais nematoides e fungos de solo; e Bioasis Power, ativador microbiológico que ajuda a planta a lidar com o estresse hídrico e térmico, além de contribuir para um sistema radicular mais robusto.

Com tecnologias modernas e eficazes, a Biotrop reafirma seu compromisso com a agricultura regenerativa, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis que impulsionam a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola brasileira.

Sobre a Biotrop

A Biotrop é uma empresa brasileira referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura. A companhia leva ao agricultor o que há de mais avançado em soluções que contribuem para o sucesso dos cultivos, com a união dos conceitos de sustentabilidade e agricultura regenerativa. Para cumprir sua missão, a Biotrop conta com avançadas unidades de multiplicação industrial de microrganismos, realiza investimentos massivos em inovação, pesquisa, desenvolvimento e registros e aposta em alianças estratégicas para acessar e desenvolver as melhores tecnologias biológicas.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM