Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Agricultores espanhóis bloqueiam vias e ampliam protestos na Europa

Em Girona, era possível ver tratores se reunindo antes do dia de protestos, carregando cartazes em que se lia “sem agricultores não há comida”.

Agricultores espanhóis bloquearam o tráfego em algumas das principais rodovias do país na terça-feira, juntando-se a pares de outros países europeus que protestam contra os altos custos, a burocracia e a concorrência de nações não pertencentes à União Europeia.

“Com diferentes matizes, em toda a União Europeia, temos os mesmos problemas”, disse Donaciano Dujo, vice-presidente da Asaja, uma das maiores associações de agricultores da Espanha, à emissora nacional TVE.

A Asaja e outras associações haviam convocado protestos para quinta-feira, mas muitos agricultores saíram às ruas com seus tratores nesta terça-feira, engarrafando o trânsito em todo o país, de Sevilha e Granada, no sul, até Girona, perto da fronteira com a França, segundo as autoridades de trânsito.

“O campo está farto”, disse Dujo.

Em Girona, era possível ver tratores se reunindo antes do dia de protestos, carregando cartazes em que se lia “sem agricultores não há comida”.

Assim como os pares de França, Bélgica, Itália e Portugal, os agricultores espanhóis estão reclamando do peso crescente da burocracia europeia, dos baixos preços dos produtos e do aumento dos custos.

Eles afirmam que a exigência de regras impostas aos agricultores da UE para proteger o meio ambiente os torna menos competitivos do que seus pares em outras regiões, como a América Latina ou a Europa não pertencente à UE.

Nos últimos dias, os bloqueios na França e na Bélgica, por vezes, se transformaram em confrontos violentos com a polícia.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM