Agricultura e Emater/RS-Ascar levam informações sobre carrapato bovino

Estimativas apontam um prejuízo de cerca de R$ 300 milhões ao ano no Estado devido aos custos com controle e perdas na produção.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Emater/RS-Ascar promoveram, na terça-feira (6), em São Francisco de Paula, Dia de Campo sobre o carrapato bovino e estratégias sustentáveis de controle do parasito. O evento reuniu mais de 150 pessoas.

A Secretaria da Agricultura oferece aos produtores rurais gaúchos, de forma gratuita, o serviço de testagem de eficácia e detecção de resistência dos carrapatos aos carrapaticidas. O teste, também conhecido como biocarrapaticidograma, é realizado no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), laboratório oficial da Seapi para diagnóstico e pesquisa em saúde animal.

“O carrapato bovino é um problema comum dos pecuaristas do Rio Grande do Sul, e estimativas apontam um prejuízo de cerca de R$ 300 milhões ao ano no Estado devido aos custos com controle e perdas na produção”, informou o pesquisador José Reck, que fez a apresentação no dia de campo.

Reck destacou a importância de realizar a detecção precoce da resistência aos carrapaticidas, reduzir o número de tratamentos ao ano e adotar outras estratégias conjuntas. Também ressaltou o papel fundamental das ações articuladas no combate ao parasito, que têm sido ampliadas na integração dos esforços da Secretaria com a Emater/RS-Ascar.
“Para atingirmos o objetivo comum de um controle mais sustentável do carrapato, é importante colocar na mesma roda de discussão produtores rurais, o serviço veterinário oficial, os agentes de extensão, os pesquisadores e ainda a indústria farmacêutica”, frisou.

A Seapi e a Emater/RS-Ascar vêm promovendo dias de campo sobre o tema em diversas localidades do Estado. Na semana passada, o evento foi organizado para produtores rurais de Marques de Souza, no Vale do Taquari, com foco na pecuária leiteira da região.

Para mais informações sobre a realização do biocarrapaticidograma gratuito no CEPVDF, produtores rurais e técnicos podem contatar o Setor de Protocolo do centro de pesquisa pelo WhatsApp (51) 98594-2848.

Fonte: Assessoria

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM