
A estimativa de crescimento para o setor agropecuário em 2023 foi revisada para 16,7%, o que se justifica principalmente pela revisão dos resultados dos trimestres anteriores e por estimativas mais positivas para a produção de cana-de-açúcar e de bovinos no ano. E para 2024?
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou sua projeção, divulgada na segunda-feira, 18, para o valor adicionado (VA) do setor agro brasileiro em 2023, elevando-a de 15,5%, conforme divulgado na Nota de Conjuntura nº 29 da Carta de Conjuntura nº 60, para 16,7% com base nas novas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e nos resultados mais recentes das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite e da Produção de Ovos de Galinha – todas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após um crescimento expressivo em 2023, que pode inclusive vir a ser o maior do setor na série histórica do Sistema de Contas Nacionais, a perspectiva para o ano seguinte é negativa. Neste cenário para 2024, a estimativa foi revista de um crescimento de 0,4% para uma queda de 3,2% após a divulgação dos primeiros Prognósticos de Safra do IBGE.
VA do setor agropecuário em 2023
A estimativa de crescimento para o VA do setor agropecuário em 2023 foi revisada para 16,7% (gráfico 1), o que se justifica principalmente pela revisão dos resultados dos trimestres anteriores e por estimativas mais positivas para a produção de cana-de-açúcar e de bovinos no ano. As taxas de crescimento interanuais do primeiro e segundo trimestres tiveram suas altas revistas de 18,8% e 17,0% para 22,9% e 20,9%, respectivamente.
A principal justificativa para a revisão do crescimento nos trimestres anteriores foi a sequência de revisões positivas para as estimativas de crescimento das produções de soja e milho, que devem apresentar expansão de 26,9% e 18,9% respectivamente (a tabela 1 mostra as revisões por produto). Os resultados dessas duas culturas foram determinantes para o bom desempenho do setor apresentado nos dois primeiros trimestres do ano. No que se refere às culturas que apresentam parte significativa de sua colheita no final do ano, destaca-se a cana-de-açúcar, que teve sua estimativa de produção revista de alta de 8,6% para crescimento de 13,5%.

Esse bom desempenho esperado foi importante para o crescimento apresentado pelo setor no terceiro trimestre e também deve contribuir positivamente para o último trimestre do ano. Em sentido contrário, a previsão para a produção de trigo sofreu elevada revisão, saindo de um crescimento esperado de 8,2% para uma queda de 11,3%. Segundo o IBGE, a revisão se deu por conta do excesso de chuvas durante o ciclo, reduzindo a produtividade em estados com produção relevante como o Rio Grande do Sul e o Paraná.
No caso dos produtos da pecuária, todos apresentam alta no resultado acumulado do ano até o momento, com destaque para a produção de bovinos, que cresceu 10,0% de janeiro a setembro em comparação com igual período do ano anterior. A manutenção do ritmo de abates de bovinos foi o principal motivo pelo qual revisamos a nossa previsão, saindo de alta de 7,0% para um crescimento de 10,3%.
VA do setor agropecuário em 2024
Após um crescimento expressivo em 2023, que pode inclusive vir a ser o maior do setor na série histórica do Sistema de Contas Nacionais, a perspectiva para o ano seguinte é negativa. Para 2024, nossa expectativa foi revista de um cenário próximo à estabilidade para uma queda de 3,2% no VA do setor. A estimativa foi feita com base, principalmente, nos novos dados do Prognóstico de Safra do IBGE. A pesquisa conta com estimativas negativas para a produção de diversas culturas importantes para a lavoura. Entre as cinco principais culturas, são esperadas quedas de 9,5% na produção de milho, 5,4% na produção de cana-de-açúcar e 4,4% na produção de algodão.
Soja e café, em contrapartida, devem apresentar expansão de 0,6% e 8,4%. Após um ano de crescimento elevado para a produção de soja, as estimativas para 2024 apontam uma alta esperada de apenas 0,6%, o que não deve ser suficiente para contrabalançar o resultado negativo das demais culturas.
No sentido contrário, a pecuária deve ter um ano positivo, com todos os segmentos apresentando crescimento, assim como em 2023. A contribuição positiva da pecuária pode amenizar o resultado ruim esperado para a lavoura principalmente se o ritmo de abate de bovinos se mantiver por boa parte de 2024. O segmento, que possui o maior peso na pecuária, tem sido destaque em 2023, e seu bom desempenho recente nos levou a rever nossa estimativa de produção para o ano seguinte de uma alta de 0,1% para uma alta de 3,1%.
Empresa reinventa e lança o melhor estribo para montaria em cavalos; vídeo
O melhor estribo para montaria em cavalos chegou: conheça o Ryde Adjustable, a inovação escandinava que promete transformar a equitação e dar maior segurança.
Continue Reading Empresa reinventa e lança o melhor estribo para montaria em cavalos; vídeo
Conheça os Grandes Campeões e Campeãs da 90ª ExpoZebu
Carina FIV do Kado faz história e Henrique & Juliano dominam o pódio entre os machos Nelore na maior feira de gado Zebu do mundo; Conheça os Grandes Campeões e Campeãs da 90ª ExpoZebu
Continue Reading Conheça os Grandes Campeões e Campeãs da 90ª ExpoZebu
Veja quais são os artistas confirmados na maior Festa do Peão do Brasil
70ª edição do Barretão será marcada por grandes encontros da música sertaneja; Zé Felipe, Bruno & Marrone, Ana Castela e mais de 50 artistas também estão confirmados.
Continue Reading Veja quais são os artistas confirmados na maior Festa do Peão do Brasil
Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
A queda nos preços de frete é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de uma grande safra de milho deverá movimentar, de forma significativa, a logística oferecendo um cenário que sustenta as cotações.
Continue Reading Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
Protagonistas da pecuária são homenageados com Mérito ABCZ na 90ª ExpoZebu
Criada em 1977, a honraria passou a se chamar Mérito ABCZ em 1999 e contempla diferentes áreas ligadas ao setor. Em 2025, os homenageados foram reconhecidos nas seguintes categorias: Nacional, Internacional, Técnico, Colaborador, Comunicação, Especial e Político.
Continue Reading Protagonistas da pecuária são homenageados com Mérito ABCZ na 90ª ExpoZebu
Conheça a raça Onagadori, a lendária galinha com a maior cauda do mundo
Com origem secular no Japão, a raça Onagadori intriga o mundo com sua aparência exótica, manejo desafiador e status de tesouro vivo. Descubra por que ela é considerada a galinha mais rara e fascinante do planeta.
Continue Reading Conheça a raça Onagadori, a lendária galinha com a maior cauda do mundo