AgRural estima que colheita atingiu 40% na semana passada

AgRural estima que colheita atingiu 40% na semana passada

PARTILHAR
Foto: Nilson Konrad/Divulgação

No Rio Grande do Sul a situação ainda preocupa, por causa da falta de chuvas. Confira os dados divulgados pela AgRural, sobre a colheita da soja.

O levantamento semanal feito pela consultoria AgRural constatou que até a última quinta-feira a colheita da soja atingiu 40% da área cultivada, com avanço de nove pontos percentuais em relação à semana anterior. O ritmo dos trabalhos está levemente acima da média dos últimos cinco anos, mas continua atrasado em relação 52% colhidos até o final de fevereiro do ano passado.

c. “Os demais estados produtores seguem trabalhando em ritmo forte, mas ainda estão atrasados devido ao plantio tardio no fim de 2019 e ao excesso de chuva registrado em pontos do país ao longo de fevereiro.”

Os analistas da AgRural observam que as chuvas atrapalham a colheita em algumas áreas, mas favorecem a produtividade das lavouras semeadas mais tarde, com destaque para o Matopiba, confluência dos polos agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

No Rio Grande do Sul, onde a lavoura de soja foi castigada pela estiagem, os produtores relatam que na semana passada as chuvas foram esparsas, mas suficientes para reverter as perdas de produtividade causadas pelo tempo quente e seco que predominou ao longo do mês.

Os analistas ressaltam que no Rio Grande do Sul também houve perdas em áreas plantadas mais cedo, que sofreram com a falta de chuva de dezembro. A previsão é de tempo predominantemente seco neste início de março.

Eles lembram que, desde o começo do ano, a AgRural fez dois cortes em sua estimativa de produção de soja para o Rio Grande do Sul, em janeiro e em fevereiro. Um terceiro corte será feito nesta primeira quinzena de março, quando também serão revisadas as estimativas para os outros estados. No começo de fevereiro, a despeito dos problemas no Rio Grande do Sul, a AgRural elevou sua estimativa de produção no Brasil para recordes 125,6 milhões de toneladas.

Fonte: Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.