Água Tirada: Paixão pelo Nelore e eficiência na Agricultura

Água Tirada: Paixão pelo Nelore e eficiência na Agricultura

dia-de-campo-agua-tirada-9
Foto: Marcio Peruchi

Dia de Campo na Fazenda Água Tirada mostrou o exemplo de como uma gestão familiar pode dar certo no agronegócio

O Grupo Água Tirada de Maracaju, Mato Grosso do Sul promoveu no último sábado um dia de campo para convidados e amigos afim de mostrar os processos e resultados que vem alcançando no agronegócio, na fazenda que é referência na região e no estado por sua produção. O evento contou com a presença também de muitos jovens do MNP (Movimento Nacional dos Produtores).

“A presença dos jovens nesses eventos onde é apresentada tecnologias, formas de produção, integração familiar na gestão do negócio é muito importante, porque ali o jovem vê o que tem dado certo no agronegócio e o que pode aplicar na sua carreira, na propriedade da família ou até mesmo nos seus possíveis empregos. Além também de conhecer várias pessoas e outros fazendeiros que podem propiciar à eles experiências, estágio ou futuro emprego.” disse Rafael Gratão, presidente do MNP.

dia-de-campo-agua-tirada-12
Sr. Arthêmio com o Jhubilo da AT / Foto: Marcio Peruchi

Apresentação da Genética AT

Os trabalhos começaram com a apresentação do gado de elite feito pelo Sr. Arthêmio Olegário de Souza que notadamente é um completo apaixonado pela raça Nelore. Touros provados pelos melhores programas de genética do país e que hoje fazem parte do seu rebanho tem seu sêmen disponível na empresa Raçador foram apresentados: FauladyAloka da NJOPEbandhy L. Vera, Jhubilo da AT e Erexin da AT. A seleção Nelore começou em 1965 conta o patriarca que relevou o progresso no melhoramento genético da pecuária. “Antigamente engordava-se boi em 5 anos para abater com 18@ e que hoje nós temos animais de 24 meses com 22@” finalizou Sr. Arthêmio.

Com raça se faz peso, mas com peso não se faz raça

O gado de elite da Água Tirada é uma seleção de linhagens VR e Brumado, linhagens que se destacam pela consistência genética, padrão racial, biotipo moderno, fertilidade dos machos e fêmeas e alta habilidade materna das filhas.

dia-de-campo-agua-tirada-2
Foto: Giulia Ornellas Fuzaro Scaléa

Fábrica de Ração

A fabrica de ração do grupo fica anexa à unidade armazenadora de grãos da fazenda, que tem confinamento e semi confinamento com gado crioulo. A consultoria nutricional fica por conta do Médico Veterinário Rodrigo Spengler da Beef Tec que explicou a carga nutricional do gado comercial, gado po e da dificuldade em encontrar a nutrição certa para engordar o Nelore Precoce, projeto recente da fazenda.

O Grupo acredita que a genética que vem sendo selecionada por mais de 50 anos é a grande responsável pelos resultados alcançados no frigorífico.

Agricultura

Em uma região tradicionalmente de pecuária, o Grupo Água Tirada decidiu diversificar suas atividades e investir na produção agrícola há quase 30 anos. Hoje a empresa produz soja, milho e cana de açúcar em integração com a pecuária, o que causou uma revolução na produção das fazendas.

O Grupo realizada seu sistema produtivo agrícola sustentável

A plantação é realizada em sistema de plantio direto em que o milho é semeado juntamente com Brachiaria Ruziziensis para servir de cobertura para a terra e alimento para o gado. Parte do milho produzido, assim como os resíduos da soja e o bagaço da cana de açúcar são utilizados na formulação da ração do gado, que é acabado em semi confinamento e confinamento. Presente no evento também diretor da Agriseiva Elvio Rodrigues falou sobre as experiências feitas na fazenda e do desafio que é planejar o plantio no Brasil, pela questão da oscilação das chuvas.

Gestão Familiar

Durante o dia de campo é notável a presença de toda a família em todas as atividades, todos tiveram uma participação importante durante o evento, até a apresentação das filhas que hoje estão estudando e que logo farão parte do corpo gestor do grupo. “Meus pais sempre me mostraram a paixão que colocam no campo. Esse sentimento já veio dos meus avós. Sem me prender nas atividades, fui conhecendo e me envolvendo e, aos poucos, fui me apaixonando também. Agora sonho em contribuir cada vez mais”, conta Mikaela Terra Souza uma das filhas de José Adolfo e Ana Nery.

dia-de-campo-agua-tirada
Na foto Marcio Peruchi, Bruna Passos, Sr. Arthêmio, Juliana do CNA de Dourados e Rafael Gratão Presidente do MNP. / Foto: Thiago Rezende

Bruna Passos, coordenadora do MNP Jovem nos contou sua experiência durante o evento. “Pra mim foi muito gratificante poder vivenciar, ao menos que por um dia, um pouco da experiência de pessoas que passam gerações trabalhando em um sonho. Poder ver de perto todo o sistema de produção da fazenda, todas as dificuldades do ramo e todas as oportunidades que ele oferece é de extrema importância para os jovens que vão assumir o futuro do agronegócio. Devemos aprender com quem tem o conhecimento, a vivência e a experiência, e tudo isso nos foi passado pelo grupo Água Tirada com excelência e muito carinho. Quero poder, junto ao grupo MNP, levar o GTE Jovem cada vez mais perto de pessoas e profissionais assim.”

Confira mais algumas fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.