Alerta: chuva de 80 mm, geadas e nova massa de ar polar gelando a semana; veja a previsão

Frio intenso, geadas, baixa umidade, chuva e temporais isolados marcam a semana em várias regiões do Brasil, com impactos diretos na agricultura e no bem-estar da população

A semana começou com mudanças climáticas expressivas – chuva e baixa umidade – em todo o território nacional, e a terça-feira (12) promete ser um dos dias mais críticos para produtores rurais e moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A influência de uma nova massa de ar polar mantém as temperaturas em patamares muito baixos ao amanhecer, com previsão de geada moderada a forte em áreas de maior altitude.

Ao mesmo tempo, pontos do Norte e do litoral do Nordeste registram volumes de chuva que podem chegar a 80 mm, enquanto regiões do Cerrado e interior nordestino enfrentam umidade relativa do ar em níveis de emergência, abaixo de 12%.

Sul: Frio intenso, geadas amplas e pouca chuva

O frio intenso se mantém como protagonista na região. A geada deve se espalhar desde a Campanha Gaúcha, passando pelo centro e norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e Paraná, até o centro-sul de São Paulo.

No interior do Rio Grande do Sul e no Planalto Paranaense, o risco é maior para lavouras de trigo em floração e hortaliças sensíveis. A previsão é de manhãs geladas até quarta-feira (13), com a possibilidade de geada moderada a forte em áreas mais elevadas.

A umidade relativa do ar também preocupa, especialmente no Paraná, onde deve ficar abaixo de 40% durante as tardes.

Sudeste: risco de umidade abaixo de 12% no Triângulo Mineiro

A massa de ar polar mantém temperaturas baixas ao amanhecer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Regiões como o Sul de Minas, a Serra da Mantiqueira e a Serra Fluminense registram risco de geada até quarta-feira. No Triângulo Mineiro e norte paulista, a situação muda: a preocupação é com a umidade relativa do ar crítica, que pode atingir índices abaixo de 12%.

As chuvas ficam restritas a pequenas áreas no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e litoral do Espírito Santo, com acumulados fracos, de até 5 mm.

Centro-Oeste: atenção para queimadas

O predomínio é de tempo firme e seco durante toda a semana, com ausência total de chuva.
Entre o leste de Mato Grosso e o sul de Goiás, a umidade relativa do ar deve atingir níveis emergenciais, ficando abaixo de 12% nas horas mais quentes. O cenário aumenta o risco de incêndios florestais e queimadas agrícolas, sobretudo em áreas de Cerrado.

As temperaturas mínimas seguem baixas nas madrugadas até quarta-feira, mas sobem gradualmente a partir de quinta.

Nordeste: interior com tempo seco e calor

O clima se divide entre litoral e interior. No litoral sul da Bahia, a atuação de uma frente fria favorece pancadas de chuva, que podem ser fortes e localizadas, especialmente entre Ilhéus e Porto Seguro. Já na costa leste, entre Aracaju (SE) e Natal (RN), há previsão de chuva moderada.

No interior nordestino, a previsão é de tempo seco e calor, com umidade abaixo de 30% no sudoeste do Piauí, oeste da Bahia e parte do Ceará. O risco de queimadas e perda de umidade no solo é elevado.

Norte: Chuva forte no norte do Amazonas e em Roraima

O destaque fica para as chuvas volumosas no norte do Amazonas e em Roraima, com acumulados que podem chegar a 80 mm durante a semana. No noroeste do Pará, os volumes também serão significativos.

Em contrapartida, áreas como Acre, Tocantins e centro-sul de Rondônia terão predomínio de tempo seco, com calor intenso e umidade relativa do ar em torno de 30%. Nessas regiões, há risco para a expansão de queimadas.

Frio intenso, geadas, baixa umidade, chuva e temporais isolados marcam a semana em várias regiões do Brasil, com impactos diretos na agricultura e no bem-estar da população
Figura 1: Previsão de chuva acumulada (11 de agosto a 18 de agosto de 2025). Fonte: INMET

Impactos na agricultura

  • Café – Geadas até quarta-feira no Sul de Minas, interior de São Paulo e Paraná; frio perde força no decorrer da semana.
  • Milho 2ª safra – Clima seco favorece a colheita no Centro-Oeste; no Sul, a umidade no solo ajuda o início do plantio da safra de verão.
  • Trigo – Geadas preocupam no RS e PR, principalmente em lavouras em floração.
  • Cana-de-açúcar – Geadas pontuais até terça no sul do MS, interior de SP e sul de MG; depois, clima favorece moagem.
  • Algodão – Tempo seco mantém qualidade da pluma e favorece colheita.

Previsão regional resumida

  • Sul – Frio intenso, geadas amplas e pouca chuva; umidade do ar baixa no Paraná.
  • Sudeste – Geadas pontuais, frio ao amanhecer e tempo seco predominante; risco de umidade abaixo de 12% no Triângulo Mineiro.
  • Centro-Oeste – Predomínio de sol, calor à tarde e umidade crítica; atenção para queimadas.
  • Nordeste – Chuva no litoral da Bahia e instabilidades no Piauí e Maranhão; interior com tempo seco e calor.
  • Norte – Chuva forte no norte do Amazonas e em Roraima; tempo seco no Acre, Tocantins e Rondônia.
Frio intenso, geadas, baixa umidade, chuva e temporais isolados marcam a semana em várias regiões do Brasil, com impactos diretos na agricultura e no bem-estar da população
Figura 2: Previsão de umidade relativa do ar (%) em 2 m e vento a 10 m (m/s) no dia 14 de agosto de 2025. Fonte: INMET

A semana será marcada por extremos: chuvas torrenciais no Norte e no litoral nordestino, frio intenso com geadas no Sul e Sudeste, e umidade crítica no Centro-Oeste e interior do Nordeste. Produtores rurais e autoridades devem adotar medidas preventivas para mitigar impactos e proteger a produção agrícola.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM