Segundo alerta laranja, região pode ser atingida por chuva de até 100 mm ao dia e ventos de até 100 km/h; Com a atuação de um rio atmosférico e o processo de formação de um ciclone extratropical, a chuva retorna ao Sul do Brasil neste fim de semana de maneira intensa e com risco de tempestades.
A chuva retorna ao Sul do Brasil a partir deste fim de semana, conforme já havia sido anunciado pelo Compre Rural, devido ao corredor de umidade transportado através de um rio atmosférico que leva ventos quentes e úmidos desde o Norte do país até a região Sul. Isso já será suficiente para ocorrência de chuvas intensas e risco de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo para tempestade na região Sul.
O alerta vale para áreas mais ao norte do Rio Grande do Sul e também no sul e oeste de Santa Catarina, do meio-dia deste domingo (16) ao fim da segunda-feira (17). A área contemplada pelo aviso (veja mapa abaixo) pode receber de 50 a 100 mm de chuva por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. E também pode haver queda de granizo.
INMET: ⚠ #Atenção: Previsão de tempestade, sábado (15) e domingo (16), em áreas do RS e SC. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
⚠️ #Atenção: Previsão de tempestade, sábado (15) e domingo (16), em áreas do RS e SC. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
? Confira o aviso laranja (perigo) ? https://t.co/pGemQaaO6X#tempestade pic.twitter.com/NOybTdAYsi— INMET (@inmet_) June 14, 2024
De acordo com a Climatempo, a chuva já começa a ganhar força no Sul neste sábado (15). O dia fica fechado e com chuva na metade sul do Rio Grande do Sul, que pode vir com mais intensidade em alguns momentos. Nas demais áreas gaúchas e no sul catarinense, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer momento com até forte intensidade em alguns períodos.
Mas, como se não bastasse, a região Sul também pode ser impactada nos próximos dias pelo processo de formação de um ciclone extratropical que pode gerar chuva forte e intensificar as chuvas até pelo menos meados da próxima semana.
O rio atmosférico vai passar pelo interior do continente de modo que será desviado pela intensa massa de ar seco e quente no Brasil Central, e é justamente por isso que a umidade será despejada diretamente sobre o Rio Grande do Sul.
Até o domingo (16) à noite, a chuva já terá se espalhado por todo o Rio Grande do Sul com acumulados que podem chegar aos 120 milímetros no noroeste gaúcho, não se descartando o potencial para eventuais transtornos relacionados a alagamentos.
Riscos Potenciais:
“INMET publica aviso iniciando em: 15/06/2024 00:01. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Confira as áreas com alerta para tempestade
- Serras
- Noroeste do RS
- Região Metropolitana de Porto Alegre
- Nordeste do RS
- Centro-oriental do RS
- Centro-ocidental do RS
- Sudoeste do RS
- Oeste de SC
- Grande Florianópolis
- Sul de SC
- Vale do Itajaí
- Sudoeste do PR
O Inmet também orienta os moradores das áreas em risco a tomar as seguintes precauções:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Meteored: Ciclone extratropical trará riscos?
Além do rio atmosférico e das instabilidades concentradas sobre o Sul do país no fim de semana, em que a chuva pode avançar não só pelo Rio Grande do Sul, como alcançar partes de Santa Catarina também, existe uma chance para a formação de um ciclone extratropical.

Com o processo de formação deste ciclone, as chuvas podem se intensificar ainda mais no começo da semana que vem, e o volume de precipitação vai aumentar até meados da semana.
São esperados mais de 200 milímetros sobre áreas da metade norte do Rio Grande do Sul, mais de 120 milímetros sobre a capital gaúcha e mais de 120 milímetros também sobre o extremo oeste de Santa Catarina. Vale lembrar que o acumulado total é somatório desde hoje até a quarta-feira (19) à noite.
Na metade sul gaúca também tem previsão de chuva, inclusive com risco de tempestade, mas os acumulados serão menores e o potencial para alagamentos também menor. Enquanto isso, entre o norte catarinense e o estado do Paraná, o tempo firme deve predominar por enquanto sob efeito da massa de ar seco e quente.
Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
Indovinya lança soluções para enfrentar os desafios de aplicação de produtos biológicos diante da crescente demanda por proteção de cultivos sustentável.
Continue Reading Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Segundo a empresa, a revisão reflete uma melhora na demanda internacional, impulsionada pelos preços mais baixos do cereal.
Continue Reading SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
O programa faz parte do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Social para famílias dentro dessa faixa de renda.
Continue Reading Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
Prejuízo: Temporal causa destruição e prejuízos à produção agropecuária no Oeste do Paraná; vídeo
Fenômeno climático atinge desde Foz do Iguaçu até Londrina, provocando colapso na agropecuária no Oeste do Paraná com perdas na soja, milho, frango e peixe
USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
O documento trará as primeiras estimativas oficiais de produção, rendimento e estoques de soja e milho nos EUA desde 12 de setembro.
Continue Reading USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
Nutribras alcança autossuficiência após investir R$ 500 milhões e zera emissões na produção de carne suína
Grupo familiar de Sorriso (MT) se torna modelo nacional de verticalização, com investimentos na suinocultura, agricultura, energia e biometano para frota própria.





