
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de baixa umidade para 15 estados e o DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Confira as unidades da federação que devem registrar o tempo mais seco
Distrito Federal
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou uma nota alertando para as regiões que enfrentarão umidades relativas do ar mais baixas, sendo o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado as áreas mais afetadas. A Semad também recomenda o uso de roupas leves e incentiva o consumo de frutas e verduras.
Mato Grosso do Sul
O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar está com a mínima prevista de 8% e a máxima 20%. Em nota, a Governadoria do Estado do Mato Grosso do Sul explica que a situação decorre de uma onda de calor, impulsionada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Ministério do Meio Ambiente diz que inclusão da tilápia na lista de espécie invasora da Conabio tem caráter preventivo e não implica proibição ou paralisação da cadeia produtiva A partir desta terça-feira (21), os empreendedores podem pedir a compensação ou ressarcimento de até 3% sobre o valor exportado. Continue Reading Pequenos negócios podem pedir devolução de tributos sobre exportações Em entrevista à GloboNews, ele disse que a estratégia busca reduzir resistências políticas e acelerar a tramitação no Congresso. Continue Reading Governo enviará dois projetos de lei alternativos à MP do IOF Com multas que chegam a R$ 5.000 por hectare ou R$ 500 por quilo, ignorar a origem do gado se tornou o maior passivo financeiro da fazenda A companhia informou ao juízo que recebeu proposta de financiamento com garantia de 115% do saldo devedor em certificados de depósito agropecuário (CDA) e warrants (WA). Continue Reading Café: Grupo pede autorização para vender ativos e contratar financiamento com BTG Descoberta internacional revela que a ativação do gene WUS-D1 faz flores desenvolverem múltiplos ovários, elevando em até 70% o número de grãos por espiga sem alterar o ciclo da planta do trigo. Continue Reading Gene “turbinado” faz trigo produzir até 70% mais grãos por espigaTilápia pode ser produzida mesmo sendo tratada como espécie invasora, afirma Governo
Pequenos negócios podem pedir devolução de tributos sobre exportações
Governo enviará dois projetos de lei alternativos à MP do IOF
Obrigatoriedade da rastreabilidade animal: como evitar multas milionárias na pecuária
Café: Grupo pede autorização para vender ativos e contratar financiamento com BTG
Gene “turbinado” faz trigo produzir até 70% mais grãos por espiga