O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de baixa umidade para 15 estados e o DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. 
Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Confira as unidades da federação que devem registrar o tempo mais seco
Distrito Federal
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou uma nota alertando para as regiões que enfrentarão umidades relativas do ar mais baixas, sendo o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado as áreas mais afetadas. A Semad também recomenda o uso de roupas leves e incentiva o consumo de frutas e verduras.
Mato Grosso do Sul
O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar está com a mínima prevista de 8% e a máxima 20%. Em nota, a Governadoria do Estado do Mato Grosso do Sul explica que a situação decorre de uma onda de calor, impulsionada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O Ministério de Energia e Recursos Minerais (ESDM) ratificou, em comunicado, que a exigência de mistura de 50% de óleo de palma ao diesel não será aplicada em 2026. Continue Reading Governo da Indonésia cancela implementação obrigatória do B50 para 2026 Moraes determinou que Bolsonaro tenha “assistência integral, nas 24 horas, dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia”. No acumulado de 2025, os embarques totalizaram 33,774 milhões de toneladas, configurando o segundo maior volume já registrado para o período. EUA colocam o agro brasileiro na mira: Seção 6705 da Lei de Inteligência de 2026 determina que a Diretoria de Inteligência Nacional dos EUA avalie investimentos da China no agro do Brasil e os impactos sobre mercado global, cadeia de suprimentos e segurança alimentar Continue Reading EUA aprovam lei para investigar o Agro brasileiro e sua relação com a China Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos, criando alternativas que impulsionam a modernização e novos investimentos no campo. Continue Reading Crédito rural de 3% ao ano: veja como funciona a nova linha Conferência realizada em Belém fortalece práticas de baixo carbono e o papel do produtor rural como agente de transformação positiva dos sistemas produtivos. Continue Reading Agricultura tropical e regenerativa ganham espaço na transição climática após COP30Governo da Indonésia cancela implementação obrigatória do B50 para 2026
Bolsonaro foi transferido da Superintendência da Polícia Federal no DF para a Papudinha, diz STF
Exportações brasileiras de açúcar recuam em 2025, mas atingem segundo maior volume da história
EUA aprovam lei para investigar o Agro brasileiro e sua relação com a China
Crédito rural de 3% ao ano: veja como funciona a nova linha
Agricultura tropical e regenerativa ganham espaço na transição climática após COP30





