O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de baixa umidade para 15 estados e o DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. 
Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Confira as unidades da federação que devem registrar o tempo mais seco
Distrito Federal
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou uma nota alertando para as regiões que enfrentarão umidades relativas do ar mais baixas, sendo o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado as áreas mais afetadas. A Semad também recomenda o uso de roupas leves e incentiva o consumo de frutas e verduras.
Mato Grosso do Sul
O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar está com a mínima prevista de 8% e a máxima 20%. Em nota, a Governadoria do Estado do Mato Grosso do Sul explica que a situação decorre de uma onda de calor, impulsionada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Confira o panorama meteorológico completo para todas as regiões do Brasil e saiba onde o guarda-chuva será indispensável A medida, anunciada nesta quinta-feira (21), evita um impacto que poderia chegar a US$ 3 bilhões na balança comercial brasileira. Lula destacou que o governo seguirá no diálogo com Trump “tendo como norte nossa soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira”. Continue Reading Lula diz que retirada de sobretaxa foi passo na direção certa e quer mais avanços Considerada uma das zoonoses mais perigosas, representa um grave risco tanto para a saúde pública quanto para a economia agropecuária do Estado; Adapar alerta que vacinação é a melhor defesa contra raiva no Paraná Continue Reading Bezerro morre com raiva no Paraná e acende alerta urgente para vacinação Aos 10 anos, a doadora Donna FIV CIAV que já era lenda na raça Nelore, redefine a história da pecuária mundial e impulsiona o avanço do projeto Nelore Huff, de Murilo Huff Segundo a associação, a reversão reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos. Frente fria avança com trovoadas; Veja onde há risco de temporais e virada no tempo nesta sexta
EUA retiram tarifa de 40% sobre o café brasileiro e evitam perda bilionária ao setor
Lula diz que retirada de sobretaxa foi passo na direção certa e quer mais avanços
Bezerro morre com raiva no Paraná e acende alerta urgente para vacinação
Nelore bate recorde mundial com vaca valorizada em R$ 54 milhões, a valiosa Donna FIV CIAV
Abiec celebra decisão do governo dos EUA de retirar tarifas sobre a carne bovina brasileira





