O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de baixa umidade para 15 estados e o DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. 
Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Confira as unidades da federação que devem registrar o tempo mais seco
Distrito Federal
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou uma nota alertando para as regiões que enfrentarão umidades relativas do ar mais baixas, sendo o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado as áreas mais afetadas. A Semad também recomenda o uso de roupas leves e incentiva o consumo de frutas e verduras.
Mato Grosso do Sul
O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar está com a mínima prevista de 8% e a máxima 20%. Em nota, a Governadoria do Estado do Mato Grosso do Sul explica que a situação decorre de uma onda de calor, impulsionada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Levantamento aponta redução de área na nova safra, recorde produtivo em 2024/25, avanço das exportações e crescimento dos estoques no Brasil. A pergunta começou a se espalhar rapidamente nos grupos do agro, nos escritórios de contabilidade e nas conversas entre produtores: “CNPJ se torna obrigatório para produtor rural?”. Especialistas orientam sobre a exigência Nova certificação une genética leiteira e Angus – primeiro selo Beef on Dairy do Brasil, cria um padrão técnico reconhecido internacionalmente e abre uma alternativa de renda para produtores de leite, ao mesmo tempo em que fortalece o consumo de cortes nobres no país. Continue Reading Beef on Dairy ganha selo inédito e pode impulsionar o mercado de carnes premium Revogação da suspensão deve permitir retomada dos embarques ao principal destino internacional da avicultura gaúcha e aliviar perdas do setor. Continue Reading China reabre mercado para carne de frango do Rio Grande do Sul após quase dois anos Fisco intensificou a fiscalização sobre rendimentos do campo e contratos de arrendamento, após identificar divergências entre valores declarados e registros, acendendo alerta para produtores e proprietários rurais. Descoberta da Embrapa – gene AdEXLB8 – revela como a biodiversidade da América do Sul pode acelerar o desenvolvimento de cultivares mais resistentes, com potencial para reduzir perdas no campo e diminuir a dependência de defensivos químicos Continue Reading Descoberto gene que ativa “memória de defesa” nas plantas contra seca e pragasAbrapa divulga primeiro relatório da safra 2025/2026 com plantio em ritmo acelerado e projeções positivas para exportações
CNPJ se torna obrigatório para produtor rural? Especialistas orientam sobre a exigência
Beef on Dairy ganha selo inédito e pode impulsionar o mercado de carnes premium
China reabre mercado para carne de frango do Rio Grande do Sul após quase dois anos
Receita mira renda do campo e notifica 1.800 declarações por divergência em arrendamentos
Descoberto gene que ativa “memória de defesa” nas plantas contra seca e pragas





