
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de baixa umidade para 15 estados e o DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Confira as unidades da federação que devem registrar o tempo mais seco
Distrito Federal
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou uma nota alertando para as regiões que enfrentarão umidades relativas do ar mais baixas, sendo o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado as áreas mais afetadas. A Semad também recomenda o uso de roupas leves e incentiva o consumo de frutas e verduras.
Mato Grosso do Sul
O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar está com a mínima prevista de 8% e a máxima 20%. Em nota, a Governadoria do Estado do Mato Grosso do Sul explica que a situação decorre de uma onda de calor, impulsionada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Tragédia em Nova Bandeirantes expõe os riscos enfrentados por fazendeiros durante queimadas no campo; Produtor rural morre ao tentar combater incêndio em sua fazenda Continue Reading Produtor rural morre ao tentar combater incêndio em sua fazenda; vídeo Estiagem prolongada e temperaturas acima de 40 °C colocam em risco o calendário do plantio de soja da safra 2025/26 em Mato Grosso, considerado o maior produtor de soja do país Continue Reading Estiagem crítica ameaça início do plantio no maior produtor de soja do Brasil Brasil antecipa projeções e colhe em 2025 345,2 milhões de toneladas de grãos, volume só previsto para 2029. Safra recorde impulsiona exportações, carnes e biocombustíveis, mas gargalos de crédito e logística ainda preocupam. Suplementação correta garante fertilidade, ganho de peso e melhor aproveitamento das pastagens Continue Reading Sal mineral ou proteinado? Qual escolher para cada época do ano Raízen estuda venda de participação para a Mitsubishi. Negociações iniciais envolvem Cosan e Shell em busca de capitalização de R$ 10 bilhões para reduzir dívidas e aliviar pressão financeira. Continue Reading Raízen avalia venda de participação para Mitsubishi em busca de capitalização Falcão, o touro da raça Brahman, garantiu o posto de animal mais pesado da feira com 1.430 quilos. Além dele, os micro pássaros foram atração garantida ao público recorde do evento Produtor rural morre ao tentar combater incêndio em sua fazenda; vídeo
Estiagem crítica ameaça início do plantio no maior produtor de soja do Brasil
Brasil antecipa futuro e colhe em 2025 volume de grãos que era previsto para safra de 2029
Sal mineral ou proteinado? Qual escolher para cada época do ano
Raízen avalia venda de participação para Mitsubishi em busca de capitalização
Animal mais pesado, galos gigantes e micro pássaros estão entre os bichos “exóticos” da Expointer