Volumes de chuvas passam de 150 mm em 24 horas no Sul do Brasil. É alto o risco de deslizamento de terra neste domingo no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense e Grande Curitiba.
O Sul do Brasil enfrenta chuvas intensas, com acumulados superando 150 mm em 24 horas em diversas localidades, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), informou o ClimaTempo neste sábado. O período analisado, entre a tarde de sexta-feira (6) e a tarde de sábado (7), trouxe volumes equivalentes à metade da média de precipitação para todo o mês de dezembro em algumas áreas, conforme a climatologia de 1991 a 2020.
Causas Meteorológicas
O evento de chuvas intensas é resultado da interação entre uma frente fria na costa do Sul do Brasil, uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai e a chegada de ventos quentes e úmidos do Norte do país, que estimularam a formação de nuvens carregadas.
Destaques das Chuvas por Estado
Paraná
- Laranjeiras do Sul: 174,4 mm
- Cantagalo: 149,2 mm
- Guarapuava: 102 mm
- Curitiba: Algumas regiões da capital registraram mais de 70 mm, como Cachoeira (86,2 mm), Umbará (79,8 mm) e São Braz (77,8 mm).
Santa Catarina
- Dionísio Cerqueira: 203 mm
- Lindóia do Sul: 134,4 mm
- Joinville: 124 mm
- Xaxim: 113,6 mm
- São Francisco do Sul: 103,6 mm
Rio Grande do Sul
- Horizontina: 112,8 mm
- Palmeira das Missões: 97,6 mm
- Passo Fundo: 94,6 mm
Chuvas intensas no Sul do Brasil ultrapassam 150 mm em 24 horas e geram alerta máximo; veja os detalhes
Previsões para o Domingo
O alerta permanece para chuvas volumosas neste domingo (8), especialmente no Paraná e Santa Catarina. Estima-se que várias localidades possam registrar 50 mm a 100 mm em um único dia, com destaque para o sudoeste e centro-sul do Paraná, onde volumes podem ultrapassar 100 mm, incluindo a região de Foz do Iguaçu.
As regiões metropolitanas de Curitiba e Florianópolis continuam sob risco de chuvas intensas. Enquanto a previsão aponta redução dos volumes em Florianópolis na segunda-feira (9), Curitiba segue com alerta de alta precipitação.
Riscos Associados as Chuvas
O Cemaden emitiu alerta para deslizamentos de terra, quedas de barreira e alagamentos generalizados em áreas vulneráveis, como:
- Grande Curitiba, Vale do Itajaí, e Norte Catarinense.
- Pequenas bacias nas regiões serranas e metropolitanas estão sob risco elevado de enxurradas.

Orientações
As autoridades recomendam que a população:
- Evite áreas de risco, como encostas e margens de rios.
- Monitore informações atualizadas e siga orientações da Defesa Civil e outros órgãos responsáveis.
- Redobre atenção ao trafegar por rodovias nas áreas afetadas por possíveis quedas de barreiras.
Impactos e Monitoramento
Com volumes de chuva tão expressivos, o cenário é preocupante para a infraestrutura, comunidades rurais e urbanas. A continuidade das chuvas exige vigilância máxima, especialmente em áreas já saturadas, onde os riscos de desastres naturais aumentam significativamente.
Acompanhe atualizações climáticas em tempo real e esteja preparado para agir rapidamente em caso de emergência.
Com ClimaTempo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Haddad diz que ainda não sabe estimar impacto da safra no PIB, mas que deve ser positiva
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que bom desempenho no campo não garante, por si só, aceleração do crescimento econômico, mas reforça papel do agro no controle da inflação; Safra 2026 deve ser positiva
Boi gordo dispara e chega a R$ 330/@, viés de alta permanece em importantes praças
Oferta restrita de animais, escalas de abate encurtadas e exportações aquecidas sustentam a arroba do boi gordo em patamares elevados; São Paulo lidera o movimento, mas valorização já se espalha por outros estados
Continue Reading Boi gordo dispara e chega a R$ 330/@, viés de alta permanece em importantes praças
Indonésia habilita 14 novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina
Abertura de mercado estratégico na Ásia, com a Indonésia, fortalece o setor em meio às restrições impostas pela China e amplia as perspectivas para as exportações de carne bovina em 2026
Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Vídeo viral gravado nos Estados Unidos mostra que, com manejo correto, o gado Gir — conhecido pela tolerância ao calor — também consegue enfrentar temperaturas baixas e até neve.
Continue Reading Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
A ilusão do “pasto verde” leva muitos pecuaristas a suspenderem a suplementação na época das chuvas. Entenda por que essa economia custa caro no final do ciclo e como a estratégia certa pode antecipar o abate.
Continue Reading Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba
Leilão no dia 6 de fevereiro oferece 24 lotes de cavalos Crioulos com avaliação positiva em morfologia e função.
Continue Reading Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba





