Com isso, o volume de precipitação poderá ultrapassar 100 mm em várias regiões do Brasil, afetando atividades agropecuárias e aumentando o risco de alagamentos. Confira a previsão do tempo completa.
A primeira semana de fevereiro será marcada por chuvas intensas e temporais, impulsionados pela atuação de sistemas climáticos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno La Niña continua ativo, favorecendo a passagem de frentes frias do Sul para o Sudeste, além da formação de corredores de umidade.
Com isso, o volume de precipitação poderá ultrapassar 100 mm em várias regiões do Brasil, afetando atividades agropecuárias e aumentando o risco de alagamentos.
Regiões mais afetadas com as chuvas
Sul
- O Rio Grande do Sul segue com predomínio de tempo seco na maior parte do estado, mas o litoral norte e a Serra podem registrar chuvas moderadas.
- Em Santa Catarina, pancadas irregulares de chuva ocorrem, enquanto o Paraná tem risco de temporais no litoral e áreas do leste.
- A partir de quarta-feira (5), uma frente fria avança, trazendo chuvas generalizadas.
- Acumulados de até 100 mm podem ser registrados no leste catarinense e paranaense, podendo causar alagamentos e prejudicar lavouras.
- O mês promete ser chuvoso, beneficiando o enchimento de grãos, mas podendo gerar excesso de umidade.
Sudeste
- A semana começa com instabilidade devido ao deslocamento da frente fria.
- São Paulo e o Triângulo Mineiro terão volumes elevados, podendo atingir 100 mm, aumentando o risco de enchentes.
- No Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, predomínio de tempo seco, com chuva acumulada de até 15 mm.
- Produtores devem aproveitar a janela de tempo firme para manejo do solo e tratamento fitossanitário.
Centro-Oeste
- Mato Grosso do Sul terá sol e temperaturas elevadas, com pancadas localizadas.
- Mato Grosso e Goiás seguem com chuvas intensas, podendo superar 100 mm, atrasando a colheita da soja e o plantio do algodão e milho segunda safra.
- O sul e leste de Mato Grosso do Sul acumulam 50 mm, mantendo boa umidade no solo.
- No oeste do estado, os volumes devem variar entre 10 mm e 20 mm.
Nordeste
- Chuva persistente no sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
- Pancadas com risco de raios no litoral do Maranhão e Ceará.
- Chuvas mais volumosas no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão, com 80 mm em cinco dias, podendo impactar atividades agrícolas.
- No interior baiano, a semana será mais seca, com chuva abaixo de 5 mm, favorecendo estresse hídrico em lavouras de sequeiro.
Norte
- Manaus tem manhãs ensolaradas e chuvas fortes à tarde.
- Estados como Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas devem acumular mais de 100 mm, prejudicando a colheita.
- Tocantins terá uma trégua, com chuvas variando entre 20 mm e 30 mm.
Impactos e recomendações
A forte instabilidade pode prejudicar colheitas, atrasar o plantio e causar alagamentos em diversas regiões do país. Produtores devem ficar atentos à previsão do tempo para ajustar o calendário agrícola e minimizar prejuízos. A recomendação é priorizar períodos secos para manejo de solo e tratos culturais.
Com as condições atmosféricas favoráveis à chuva, fevereiro tende a ser um mês marcado por precipitações elevadas em quase todo o Brasil, exigindo planejamento e atenção redobrada dos setores agrícola e logístico.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Rumo aos R$ 400 ou novo freio? O futuro do preço da arroba do boi gordo
Preços da arroba do boi Gordo em 2026: Alta Histórica ou Armadilha de Mercado? Dúvidas pairam sobre o futuro do valor da arroba e seus reflexos na pecuária de corte
Continue Reading Rumo aos R$ 400 ou novo freio? O futuro do preço da arroba do boi gordo
Henrique Prata: a liderança do agro por trás do Hospital de Amor
O homem do campo por trás de um dos maiores projetos de combate ao câncer do Brasil; A formação rural moldou o gestor que hoje comanda um dos maiores projetos de tratamento oncológico da América Latina
Continue Reading Henrique Prata: a liderança do agro por trás do Hospital de Amor
Trator vs. Drone: Quando vale a pena substituir a pulverização terrestre pela aérea?
Descubra quem vence o embate Trator vs. Drone na soja. Estudo da AgroEfetiva revela dados surpreendentes sobre eficiência, amassamento e controle de pragas.
Nelore imbatível a pasto: a fazenda que virou referência nacional em carcaça
Conheça a fazenda que levou o Oscar do Nelore pelas melhores carcaças de machos a pasto; seleção criteriosa e desempenho a campo colocam a P@RM Agropecuária no topo do Nelore nacional
Continue Reading Nelore imbatível a pasto: a fazenda que virou referência nacional em carcaça
JBS fechará fábrica de carne bovina em importante região por falta de gado
A decisão ocorre em um momento de baixa oferta de gado nos EUA, devido a secas severas e restrições nas importações do México, elevando os custos da matéria-prima para os frigoríficos. Diante disso, JBS fechará fábrica de carne bovina
Continue Reading JBS fechará fábrica de carne bovina em importante região por falta de gado
Carlos Viacava é homenageado no Nelore Fest 2025
A premiação de Carlos Viacava celebra o sucesso da marca e o compromisso com a excelência do Nelore Mocho; Nelore Fest se tornou um palco de reconhecimento dos vencedores dos rankings nacionais
Continue Reading Carlos Viacava é homenageado no Nelore Fest 2025





