Com isso, o volume de precipitação poderá ultrapassar 100 mm em várias regiões do Brasil, afetando atividades agropecuárias e aumentando o risco de alagamentos. Confira a previsão do tempo completa.
A primeira semana de fevereiro será marcada por chuvas intensas e temporais, impulsionados pela atuação de sistemas climáticos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno La Niña continua ativo, favorecendo a passagem de frentes frias do Sul para o Sudeste, além da formação de corredores de umidade.
Com isso, o volume de precipitação poderá ultrapassar 100 mm em várias regiões do Brasil, afetando atividades agropecuárias e aumentando o risco de alagamentos.
Regiões mais afetadas com as chuvas
Sul
- O Rio Grande do Sul segue com predomínio de tempo seco na maior parte do estado, mas o litoral norte e a Serra podem registrar chuvas moderadas.
- Em Santa Catarina, pancadas irregulares de chuva ocorrem, enquanto o Paraná tem risco de temporais no litoral e áreas do leste.
- A partir de quarta-feira (5), uma frente fria avança, trazendo chuvas generalizadas.
- Acumulados de até 100 mm podem ser registrados no leste catarinense e paranaense, podendo causar alagamentos e prejudicar lavouras.
- O mês promete ser chuvoso, beneficiando o enchimento de grãos, mas podendo gerar excesso de umidade.
Sudeste
- A semana começa com instabilidade devido ao deslocamento da frente fria.
- São Paulo e o Triângulo Mineiro terão volumes elevados, podendo atingir 100 mm, aumentando o risco de enchentes.
- No Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, predomínio de tempo seco, com chuva acumulada de até 15 mm.
- Produtores devem aproveitar a janela de tempo firme para manejo do solo e tratamento fitossanitário.
Centro-Oeste
- Mato Grosso do Sul terá sol e temperaturas elevadas, com pancadas localizadas.
- Mato Grosso e Goiás seguem com chuvas intensas, podendo superar 100 mm, atrasando a colheita da soja e o plantio do algodão e milho segunda safra.
- O sul e leste de Mato Grosso do Sul acumulam 50 mm, mantendo boa umidade no solo.
- No oeste do estado, os volumes devem variar entre 10 mm e 20 mm.
Nordeste
- Chuva persistente no sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
- Pancadas com risco de raios no litoral do Maranhão e Ceará.
- Chuvas mais volumosas no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão, com 80 mm em cinco dias, podendo impactar atividades agrícolas.
- No interior baiano, a semana será mais seca, com chuva abaixo de 5 mm, favorecendo estresse hídrico em lavouras de sequeiro.
Norte
- Manaus tem manhãs ensolaradas e chuvas fortes à tarde.
- Estados como Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas devem acumular mais de 100 mm, prejudicando a colheita.
- Tocantins terá uma trégua, com chuvas variando entre 20 mm e 30 mm.
Impactos e recomendações
A forte instabilidade pode prejudicar colheitas, atrasar o plantio e causar alagamentos em diversas regiões do país. Produtores devem ficar atentos à previsão do tempo para ajustar o calendário agrícola e minimizar prejuízos. A recomendação é priorizar períodos secos para manejo de solo e tratos culturais.
Com as condições atmosféricas favoráveis à chuva, fevereiro tende a ser um mês marcado por precipitações elevadas em quase todo o Brasil, exigindo planejamento e atenção redobrada dos setores agrícola e logístico.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Justiça concede liminar à Coffee++, proibindo Nestlé de usar a marca “Coffee+”
A decisão determina que a SOCIETÉ DES PRODUITS NESTLÉ S/A se abstenha imediatamente de utilizar a marca “Coffee+”.
Continue Reading Justiça concede liminar à Coffee++, proibindo Nestlé de usar a marca “Coffee+”
Bubalinocultura fecha 2025 com avanços técnicos e projeções de crescimento
ABCB destaca participação em eventos estratégicos, investimentos em registro, pesquisa científica e movimentos de mercado.
Continue Reading Bubalinocultura fecha 2025 com avanços técnicos e projeções de crescimento
Cavalo Mangalarga Marchador valorizado em R$ 102 milhões em 2025 quebra o recorde da raça
Venda de participação de parte do garanhão transforma Esteio de Três Corações no cavalo mais valorizado da história da raça e marca um novo patamar para o Mangalarga Marchador.
Pesa mais que um carro e chega a 2,2 metros; Gauro é o maior bovino que existe na Terra
Encontrado nas florestas da Ásia, o gauro pode ultrapassar 1,5 tonelada, é o mais alto e maior bovino do planeta e hoje enfrenta ameaça real de extinção.
Morre promessa do turfe: jovem gaúcho de 16 anos sofreu queda no Hipódromo da Gávea; vídeo
Acidente ocorreu na reta final de um páreo no Rio de Janeiro; Joaquim Pavoski, jovem gaúcho de 16 anos, estava internado desde o dia 9 de dezembro e teve morte cerebral confirmada pela equipe médica
Da Strada a RAM: Confira quais as picapes que ficarão isentas de IPVA em 2026
Veículos entram na regra de isenção em diversos estados, beneficiando picapes que seguem firmes no trabalho e no campo; Confira quais as picapes que ficarão isentas de IPVA em 2026
Continue Reading Da Strada a RAM: Confira quais as picapes que ficarão isentas de IPVA em 2026





