Este sistema deve atuar pelo menos até quinta-feira, 9 de janeiro, trazendo chuvas frequentes e persistentes. O acumulado pode ultrapassar 120 mm em algumas localidades; Veja quais
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) promete intensificar as chuvas em várias regiões do Brasil nesta semana, conforme as informações divulgadas pelo Climatempo, elevando o risco de transtornos em áreas como Espírito Santo, norte e interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Este sistema deve atuar pelo menos até quinta-feira, 9 de janeiro, trazendo chuvas frequentes e persistentes. O acumulado pode ultrapassar 120 mm em algumas localidades.
Simultaneamente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentará a intensidade das chuvas no litoral norte do Nordeste, com destaque para os estados do Maranhão e Piauí, que também enfrentarão chuvas fortes nos próximos dias.
Previsão detalhada por região:
Região Sul
A infiltração marítima traz umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, com sol pela manhã e pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde. No Rio Grande do Sul, o tempo firme e seco predomina na maior parte do estado, com temperaturas chegando a 34 °C, prejudicando lavouras de soja e milho no oeste e sul.
Atenção ao risco de incêndios nessas áreas. As chuvas se concentram na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 40 mm, podendo ocorrer trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h.
Região Sudeste
O início da semana será ensolarado na maior parte da região, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas à tarde. No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, a frente fria estacionária provoca chuvas volumosas, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
No sul de Minas Gerais e São Paulo, os dias mais ensolarados favorecem as atividades agrícolas, com precipitações acumuladas de até 40 mm, que não devem provocar impacto significativo.
Região Centro-Oeste
As chuvas serão irregulares no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto a ZCAS mantém condições de chuva persistente em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. O centro-sul de Mato Grosso do Sul enfrentará calor intenso, com máximas de até 38 °C, elevando o risco de incêndios.

Em Goiás e Mato Grosso, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, ajudando no desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos, mas dificultando as operações agrícolas.
Região Nordeste
A frente fria no Espírito Santo e sul da Bahia organiza um corredor de umidade, provocando chuvas frequentes no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Há risco de pancadas de moderada a forte intensidade na costa norte da região, pela atuação da ZCIT. Pancadas moderadas são esperadas entre Salvador (BA) e Natal (RN). Acumulados entre 70 e 120 mm beneficiarão os produtores em áreas com restrição hídrica, favorecendo a recuperação de pastagens e aliviando o calor.
Região Norte
A ZCAS mantém o tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas em boa parte da região. Roraima será a exceção, com tempo seco e calor. Os acumulados variam entre 60 e 100 mm em outros estados, favorecendo as lavouras recém-implantadas e normalizando os níveis dos rios para trafegabilidade.
Cuidados e recomendações
Populações das regiões mais afetadas devem estar atentas a alertas meteorológicos e evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios. O monitoramento constante das condições climáticas é essencial para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
Indovinya lança soluções para enfrentar os desafios de aplicação de produtos biológicos diante da crescente demanda por proteção de cultivos sustentável.
Continue Reading Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Segundo a empresa, a revisão reflete uma melhora na demanda internacional, impulsionada pelos preços mais baixos do cereal.
Continue Reading SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
O programa faz parte do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Social para famílias dentro dessa faixa de renda.
Continue Reading Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
Prejuízo: Temporal causa destruição e prejuízos à produção agropecuária no Oeste do Paraná; vídeo
Fenômeno climático atinge desde Foz do Iguaçu até Londrina, provocando colapso na agropecuária no Oeste do Paraná com perdas na soja, milho, frango e peixe
USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
O documento trará as primeiras estimativas oficiais de produção, rendimento e estoques de soja e milho nos EUA desde 12 de setembro.
Continue Reading USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
Nutribras alcança autossuficiência após investir R$ 500 milhões e zera emissões na produção de carne suína
Grupo familiar de Sorriso (MT) se torna modelo nacional de verticalização, com investimentos na suinocultura, agricultura, energia e biometano para frota própria.
			




