
Este sistema deve atuar pelo menos até quinta-feira, 9 de janeiro, trazendo chuvas frequentes e persistentes. O acumulado pode ultrapassar 120 mm em algumas localidades; Veja quais
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) promete intensificar as chuvas em várias regiões do Brasil nesta semana, conforme as informações divulgadas pelo Climatempo, elevando o risco de transtornos em áreas como Espírito Santo, norte e interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Este sistema deve atuar pelo menos até quinta-feira, 9 de janeiro, trazendo chuvas frequentes e persistentes. O acumulado pode ultrapassar 120 mm em algumas localidades.
Simultaneamente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentará a intensidade das chuvas no litoral norte do Nordeste, com destaque para os estados do Maranhão e Piauí, que também enfrentarão chuvas fortes nos próximos dias.
Previsão detalhada por região:
Região Sul
A infiltração marítima traz umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, com sol pela manhã e pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde. No Rio Grande do Sul, o tempo firme e seco predomina na maior parte do estado, com temperaturas chegando a 34 °C, prejudicando lavouras de soja e milho no oeste e sul.
Atenção ao risco de incêndios nessas áreas. As chuvas se concentram na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 40 mm, podendo ocorrer trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h.
Região Sudeste
O início da semana será ensolarado na maior parte da região, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas à tarde. No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, a frente fria estacionária provoca chuvas volumosas, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
No sul de Minas Gerais e São Paulo, os dias mais ensolarados favorecem as atividades agrícolas, com precipitações acumuladas de até 40 mm, que não devem provocar impacto significativo.
Região Centro-Oeste
As chuvas serão irregulares no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto a ZCAS mantém condições de chuva persistente em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. O centro-sul de Mato Grosso do Sul enfrentará calor intenso, com máximas de até 38 °C, elevando o risco de incêndios.

Em Goiás e Mato Grosso, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, ajudando no desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos, mas dificultando as operações agrícolas.
Região Nordeste
A frente fria no Espírito Santo e sul da Bahia organiza um corredor de umidade, provocando chuvas frequentes no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Há risco de pancadas de moderada a forte intensidade na costa norte da região, pela atuação da ZCIT. Pancadas moderadas são esperadas entre Salvador (BA) e Natal (RN). Acumulados entre 70 e 120 mm beneficiarão os produtores em áreas com restrição hídrica, favorecendo a recuperação de pastagens e aliviando o calor.
Região Norte
A ZCAS mantém o tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas em boa parte da região. Roraima será a exceção, com tempo seco e calor. Os acumulados variam entre 60 e 100 mm em outros estados, favorecendo as lavouras recém-implantadas e normalizando os níveis dos rios para trafegabilidade.
Cuidados e recomendações
Populações das regiões mais afetadas devem estar atentas a alertas meteorológicos e evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios. O monitoramento constante das condições climáticas é essencial para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Novas regras devem encarecer transporte de animais; veja o que muda
Novas regras para transporte de animais de produção devem alcançar o bolso do produtor; veja o que prevê a portaria SDA/MAPA Nº 1.295/2025 e seu objetivo
Continue Reading Novas regras devem encarecer transporte de animais; veja o que muda
Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
Frente ao primeiro trimestre de 2024, feita a comparação ano a ano, é possível identificar um aumento um pouco mais expressivo.
Continue Reading Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
O principal embate gira em torno da alta dos juros, da baixa execução orçamentária e da maquiagem nos números divulgados
Continue Reading A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
Plano Safra e Funcafé: momento de atenção e estratégia para o cafeicultor brasileiro
Durante a cerimônia o Ministro da Agricultura e Pecuária, ressaltou que além dos recursos disponibilizados pelo Plano Safra, a cafeicultura ainda terá R$ 7.187 bilhões de reais oferecidos pelo Funcafé.
Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Durante o inverno, a ingestão de alimento em bovinos de leite tende a aumentar, exigindo ajustes e balanceamentos nutricionais em sua alimentação.
Continue Reading Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Proposta do Governo de taxar LCIs e LCAs pode encarecer o crédito rural e afetar o preço dos alimentos
“Essa medida pode desestruturar o financiamento agrícola e afetar toda a cadeia produtiva, do campo à mesa do consumidor”, diz advogada.