
Uma empresa que está sob o guarda chuva do conhecido Lucas Zanchetta, o qual é citado em diversos processos judiciais, a Pecus Beef Brasil chega ao mercado e deixa bastante dúvidas quanto a sua solidez e veracidade
“A PECUS Beef Brasil alimenta o mundo, com o mais nutritivo dos alimentos, a carne. Para isso, desenvolveu uma estratégia, que coloca no centro da sua atuação, aproximar a indústria da carne, do consumidor final. O objetivo é fazer a carne chegar a todas as pessoas com maior frescor e preço acessível“, afirma o site da empresa. Séria perfeito tudo isso, mas ao percorrer pelo site, notamos algumas inconsistências de fatos que, diante dos ocorridos relacionados ao nome “Lucas Zanchetta, traz um alerta ao pecuarista brasileiro.
Ainda segundo a Pecus, a intenção é alcançar 15.000 lojas até o ano de 2025, em países como Brasil, Estados Unidos da América, Comunidade Européia, Colômbia, Chile, Bolívia e África. Uma meta ambiciosa, mas que deixa a primeira interrogação. Seguimos pelo site, onde encontramos outras informações que levantam suspeitas.
Um vídeo, que pode ser visto abaixo, mostra diversas plantas frigoríficas e de processamento de carne pelo Brasil. Importantes regiões produtoras como Mato Grosso, Rondônia e outros estados, estão no vídeo que, segundo informações, foi elaborado em 2020 com outro intuito, vindo a ser usado agora de forma enganosa.
Algumas dessas plantas, como é o caso do Rio Beef, já não pertence mais ao grupo. Ao deixar a unidade, eles respondem na justiça por um rombo de mais de R$ 70 milhões em dívidas deixadas que envolvem credores como funcionários, pecuaristas e outros. Ainda na época dos acontecimentos, o Lucas chegou a informar que isso seria valor pequeno para o que ele estava acostumado, como mostrou o Compre Rural.
Fato é que, além de não informar as cidades no vídeo, nos tivemos acesso a informações de que essas imagens são antigas e não condizem com a finalidade para a qual esta sendo utilizada agora pela Pecus.
Mas não para por ai, segundo as informações obtidas pela nossa equipe, “A PECUS Export, divisão de exportação da empresa, possui escritórios comerciais em todos os continentes, mantendo convênios ativos em 113 países“, uma operação que se iguala ao mercado de gigantes como JBS, Minerva e Marfrig, mas nunca ouvimos notícias dessa grande movimentação.
Além da Pecus Export, existe também outra relação com os negócios envolvendo Zanchetta, a Armoz University. “O Grupo OzFrig deve iniciar ainda este ano um curso universitário inédito de Administração e Gerenciamento de Frigoríficos, inicialmente destinado a seus colaboradores, com previsão de abertura para o público em geral“, essa era a notícia antiga. Agora, A PECUS possui sua própria Universidade Coorporativa, com chancela e convênio com a USP/SP, o mesmo nome Armoz University.
Confira o vídeo divulgado pela própria empresa:
Nossa equipe tentou contato pelo canal disponibilizado pela empresa em seu site, porém não teve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para qualquer manifestação da Pecus.
Quadro societário e Movimentações
Ao buscar sobre o quadro societário da empresa Pecus Brasil, encontramos a Ivl Administracao de Bens Proprios e Participacoes S/A, inscrita sobre o CNPJ 06.038.123/0001-06, que, segundo informações de fontes próximas, pertence ao Lucas Zanchetta.
Esse “Grupo”, no estado do Mato Grosso, possuía o nome de New Beef, frigorífico que ficava localizado em Nova Xavantina. Já em outro estado, frigorífico Rio Beef, de Ji-Paraná, em Rondônia. Além desses dois, segundo processo na justiça, existia uma terceira planta a ser instaurada, no interior do Rio Grande do Sul, em Capão do Leão.
Alguns pontos chamam atenção dentro dos processos os quais o site teve acesso exclusivo, um deles é o nome que sempre aparece por traz dessas operações. Mais uma vez, junto das operações, aparece os mesmos empresários em todos os estados supra citados, sendo denominado como OzFOUR Investments, tendo à frente o “Lucas Zanchetta”, o qual é citado em diversos processos.

“Há que informar que a IVL, controladora da Sociedade, tem por sua vez como aparente
controlador, que se apresenta em tal condição, o Sr. LUCAS ZANCHETTA RIBEIRO (“Sr.
LUCAS”)”, aponta processo judicial que pode ser acessado abaixo
Processos Judiciais que envolvem as partes acima citadas e utilizadas como fonte:
- https://www.jusbrasil.com.br/processos/559787365/peca-emenda-a-inicial-trt14-acao-cesta-basica-atsum-contra-frigorifico-rio-machado-industria-e-comercio-de-carnes-faitaroni-holding-de-gestao-e-participacoes-societarias-ozfour-investimentos-e-rva-comercio-e-consultoria-1466779982
- https://www.jusbrasil.com.br/processos/nome/228862433/frigorifico-rio-machado-industria-e-comercio-de-carnes-ltda
- https://www.jusbrasil.com.br/processos/564767375/processo-n-7004984-3520228220005-do-tjro?unlock-claim-value=true
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Regularização fundiária avança com novo marco para imóveis em faixa de fronteira
Proposta relatada por Tereza Cristina unifica regras, simplifica processos e garante mais segurança jurídica aos produtores rurais.
Continue Reading Regularização fundiária avança com novo marco para imóveis em faixa de fronteira
Aprosoja MT defende análise individual de crédito dentro das condições equalizadas da MP 1.314/2025
Entidade alerta que critérios territoriais impostos pelo CMN podem deixar de fora produtores com perdas comprovadas.
Anec eleva previsões para exportação de soja, milho e farelo do Brasil em outubro
Foi elevada a estimativa para os embarques de milho de outubro, vistos agora em 6,46 milhões de toneladas.
Continue Reading Anec eleva previsões para exportação de soja, milho e farelo do Brasil em outubro
IBGE: estimativas maiores para milho e algodão impulsionam revisão na safra 2025
Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro, divulgado nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Continue Reading IBGE: estimativas maiores para milho e algodão impulsionam revisão na safra 2025
Robô usa luz para diagnóstico precoce de doença em algodão e soja
A cotonicultura e a sojicultura têm enorme relevância econômica para o País, com previsão de recorde de safra no período 2025/26.
Continue Reading Robô usa luz para diagnóstico precoce de doença em algodão e soja
Base de dados ajuda a indústria a criar análogos de pescados com precisão
A pesquisa analisou e mensurou, de forma padronizada, atributos químicos como o pH, que mede o grau de acidez ou alcalinidade do músculo do peixe.
Continue Reading Base de dados ajuda a indústria a criar análogos de pescados com precisão