Segundo o levantamento realizado, o Rio Grande do Sul tem quase cinco mil unidades de beneficiamento de armazenagem de grãos; A Kepler Weber alerta que os silos em alagamentos podem produzir gases inflamáveis
O alagamento de silos usados para armazenagem pode fazer com que os grãos dentro das unidades produzam gases inflamáveis que podem provocar explosão. O alerta foi feito pela Kepler Weber, líder na América Latina em soluções de pós-colheita, e que tem fábrica em Panambi, no Rio Grande do Sul.
Segundo a empresa, como o grão é um ser vivo, o contato com a água eleva a umidade e faz com que o produto, em decomposição, produza os gases.
“As unidades de armazenagem são compostas por estruturas metálicas e também por componentes elétricos, que podem produzir faíscas e ativar uma explosão”, afirma Marcelo Jungbeck, especialista em cálculo estrutural da companhia.
Além de explosões, os gases representam risco direto à saúde.
“Estes gases podem não ter cheiro, em algumas situações, mas provocam desmaios quando inalados, com grande risco de acidente fatal, especialmente em ambientes confinados”, explica Klaus Schemmer, gerente comercial da Kepler Weber.
Vistoria gratuita
O Estado do Rio Grande do Sul concentra a maior quantidade de unidades de armazenagem do Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são 4,8 mil armazéns. Ainda não há dados de quantas unidades foram afetadas, mas a situação de calamidade do Estado levou a Kepler Weber a oferecer, por 60 dias, um serviço gratuito de vistoria nos silos da marca.
“É uma assistência que só podemos oferecer aos nossos clientes, porque depende do memorial de cálculo do projeto que apenas o fabricante tem”, explica Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber, que destaca a importância de uma avaliação de engenheiro de todas as unidades afetadas pela água. “Estamos reforçando nossas equipes no Estado para garantir atendimento aos agricultores afetados pelos alagamentos”.
Outras recomendações
Isole o local onde está instalada a unidade de armazenagem. O alagamento pode provocar aumento de volume dos grãos, pressionando a estrutura da unidade e podendo causar um colapso.
Antes de qualquer intervenção na unidade, solicite a vistoria de um engenheiro responsável.
Não remova chapas laterais do silo. Isso pode comprometer a estrutura da unidade e provocar um desabamento.
A extração do grão deve ser feita pela parte superior do silo, sempre após análise de um especialista.
Fonte: Kepler Weber
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Embarques de carne bovina reagem na terceira semana, mas ritmo de setembro ainda é 30% menor que em 2025
Brasil exportou 130 mil toneladas nos primeiros 13 dias úteis do mês; terceira semana foi a mais forte do período
Nova Hilux a hidrogênio roda mais de 400 km e abastece em cerca de 5 minutos
Toyota confirma Hilux a hidrogênio para 2028, com autonomia superior a 400 km e capacidade de reboque de até 2,5 toneladas.
Continue Reading Nova Hilux a hidrogênio roda mais de 400 km e abastece em cerca de 5 minutos
Abrapa apresenta Carta Aberta aos Presidenciáveis com as prioridades da cotonicultura para 2027–2030
Documento reúne propostas para 2027–2030 em áreas como segurança jurídica, política agrícola, logística, abertura comercial e valorização das fibras naturais
Aprosoja realiza Abertura Nacional do Plantio da Soja nos próximos dias 24 e 25
Aprosoja realiza em 24 e 25 de setembro a Abertura Nacional do Plantio da Soja 2026/27, com debates sobre clima, crédito e sustentabilidade.
Continue Reading Aprosoja realiza Abertura Nacional do Plantio da Soja nos próximos dias 24 e 25
Agropalma vê alta de 20% na nova safra após El Niño de 2023 afetar ciclo passado
Agropalma projeta alta de 20% na produção de óleo de palma em 2026, enquanto El Niño eleva riscos climáticos para as próximas safras.
Continue Reading Agropalma vê alta de 20% na nova safra após El Niño de 2023 afetar ciclo passado
A presidenciáveis, produtores de algodão pedem valorização das fibras naturais
Abrapa apresenta aos presidenciáveis propostas para fortalecer o algodão, fibras naturais, exportações, seguro rural, fertilizantes e bioinsumos.
Continue Reading A presidenciáveis, produtores de algodão pedem valorização das fibras naturais





