
Segundo o levantamento realizado, o Rio Grande do Sul tem quase cinco mil unidades de beneficiamento de armazenagem de grãos; A Kepler Weber alerta que os silos em alagamentos podem produzir gases inflamáveis
O alagamento de silos usados para armazenagem pode fazer com que os grãos dentro das unidades produzam gases inflamáveis que podem provocar explosão. O alerta foi feito pela Kepler Weber, líder na América Latina em soluções de pós-colheita, e que tem fábrica em Panambi, no Rio Grande do Sul.
Segundo a empresa, como o grão é um ser vivo, o contato com a água eleva a umidade e faz com que o produto, em decomposição, produza os gases.
“As unidades de armazenagem são compostas por estruturas metálicas e também por componentes elétricos, que podem produzir faíscas e ativar uma explosão”, afirma Marcelo Jungbeck, especialista em cálculo estrutural da companhia.
Além de explosões, os gases representam risco direto à saúde.
“Estes gases podem não ter cheiro, em algumas situações, mas provocam desmaios quando inalados, com grande risco de acidente fatal, especialmente em ambientes confinados”, explica Klaus Schemmer, gerente comercial da Kepler Weber.
Vistoria gratuita
O Estado do Rio Grande do Sul concentra a maior quantidade de unidades de armazenagem do Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são 4,8 mil armazéns. Ainda não há dados de quantas unidades foram afetadas, mas a situação de calamidade do Estado levou a Kepler Weber a oferecer, por 60 dias, um serviço gratuito de vistoria nos silos da marca.
“É uma assistência que só podemos oferecer aos nossos clientes, porque depende do memorial de cálculo do projeto que apenas o fabricante tem”, explica Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber, que destaca a importância de uma avaliação de engenheiro de todas as unidades afetadas pela água. “Estamos reforçando nossas equipes no Estado para garantir atendimento aos agricultores afetados pelos alagamentos”.
Outras recomendações
Isole o local onde está instalada a unidade de armazenagem. O alagamento pode provocar aumento de volume dos grãos, pressionando a estrutura da unidade e podendo causar um colapso.
Antes de qualquer intervenção na unidade, solicite a vistoria de um engenheiro responsável.
Não remova chapas laterais do silo. Isso pode comprometer a estrutura da unidade e provocar um desabamento.
A extração do grão deve ser feita pela parte superior do silo, sempre após análise de um especialista.
Fonte: Kepler Weber
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Operação flagra transporte clandestino de 1.800 litros de defensivos agrícolas no RS
Carga avaliada em R$ 200 mil entrou no Brasil de forma ilegal pela fronteira com o Uruguai
Senado reacende debate sobre volta da Moratória da Soja após decisão judicial
Acordo que proíbe compra de soja em áreas desmatadas na Amazônia volta a valer; produtores, governo e ambientalistas se dividem sobre os impactos.
Continue Reading Senado reacende debate sobre volta da Moratória da Soja após decisão judicial
Na reta final de inscrições, Concurso 3 Corações Florada Premiada reconhece e valoriza o trabalho das cafeicultoras de todo o Brasil
Iniciativa reconhecida pela ONU chega à 8ª edição com premiações para mais de 100 cafeicultoras com dinheiro, compra dos cafés com valorização até o dobro da cotação de mercado, viagem internacional e 100% do lucro revertido. Inscrições até 5 de setembro.
Acordo com iniciativa privada deve aprimorar negociação de fertilizantes
Cooperação técnica entre Ministério da Agricultura e Associação Nacional para Difusão de Adubos favorece intercâmbio de conhecimento.
Continue Reading Acordo com iniciativa privada deve aprimorar negociação de fertilizantes
Uso de insumos biológicos avança na produção de soja e impulsiona agricultura de menor impacto ambiental
Ferramentas inovadoras da Embrapa estarão em pauta na Conferência Internacional da RTRS, com foco no equilíbrio entre produção e segurança alimentar frente à instabilidade climática
Torrefadores de café aumentam preços no Brasil diante altos custos do grão cru
Os preços globais dos grãos de café arábica crus subiram mais de 20% este ano, após subirem 70% no ano passado.
Continue Reading Torrefadores de café aumentam preços no Brasil diante altos custos do grão cru