Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Alerta: sul do país recebe chuvas intensas e alerta para novos transtornos

Nos próximos dias, a presença de uma massa de ar quente e úmida será o principal fator responsável pelas precipitações.

Esta semana, preveem-se volumes substanciais de chuva nas regiões oeste e sul do Brasil, enquanto pancadas isoladas devem ocorrer nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, impulsionadas pelo calor e pela umidade elevada, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao mesmo tempo, a maior parte da região Nordeste continuará experimentando um clima quente e seco.

Sul

Na região Sul, uma massa de ar quente e úmido persistirá, desencadeando tempestades ao longo da semana, acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda de granizo. Segundo o Inmet, os maiores acumulados de chuva podem ultrapassar 70 milímetros em áreas do noroeste do Rio Grande do Sul, assim como em grande parte de Santa Catarina e no oeste do Paraná. Com o solo já saturado, essas chuvas têm o potencial de causar novos transtornos em diferentes regiões dos três Estados.

Sudeste

Na região Sudeste, são esperadas chuvas intensas e localizadas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Além dessas localidades, boa parte dos três Estados do Centro-Oeste também pode registrar índices superiores a 60 milímetros, com previsão de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Nordeste

No Nordeste, a semana inicia com pancadas de chuva isoladas em áreas do Rio Grande do Norte, Ceará e sertão paraibano, com a possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas devido ao calor e à alta umidade.

Na faixa litorânea, entre Pernambuco e o sul da Bahia, estão previstas chuvas pontuais, com volume próximo a 30 milímetros. Também há a possibilidade de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, além de áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Enquanto isso, no interior da região, a previsão do Inmet é de tempo seco e ausência de chuva, inclusive com baixos valores de umidade relativa do ar.

Norte

Na região Norte, prevê-se chuva em forma de pancadas, com valores superiores a 50 milímetros no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, norte do Amapá e Tocantins. Assim como no Nordeste, essas chuvas virão acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, devido ao calor e à alta umidade. Nas demais áreas, a previsão não descarta pancadas de chuva isoladas.

VEJA TAMBÉM

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM