O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que as vacinas registradas na pasta contra coronaviroses são exclusivamente para uso em animais.
O Ministério da Agricultura alertou nesta quarta-feira, em nota, que as vacinas registradas na Pasta para uso contra coronaviroses são “exclusivamente” para uso em animais. “Jamais devem ser utilizadas em humanos”, reforça a nota. “Ressaltamos ainda que os agentes responsáveis pelas doenças nos animais são muito diferentes do coronavírus responsável pela covid-19.”
E destaca: “Não existe segurança clínica muito menos qualquer indicação de utilização de vacinas de uso veterinário por humanos, sob risco de reações graves e efeitos colaterais severos.”
O ministério explica, ainda, que as avaliações feitas pela Pasta são voltadas às espécies-alvo dessas vacinas, como cães, bovinos e aves. Assim, o Ministério da Agricultura completa alertando: “Reafirmamos: essas vacinas são de uso veterinário exclusivo! Jamais devem ser utilizadas em humanos!”
- Kit de emergência de 72 horas: quanta água guardar e o que mais a Defesa Civil recomenda
- Considerada extinta, raça bovina Algarvia ressurge com apenas 47 animais de linha pura
- PM apreende 600 litros de fungicida sob suspeita de falsificação em Patos de Minas
- Embarques de carne bovina para a China reagem em outubro, mas ficam 77,6% abaixo de 2025
- Embrapa Gado de Leite completa 50 anos com pesquisas que vão da pastagem à genética do rebanho
Coronavírus de animais e de humanos: qual a diferença?
Existem muitas versões de coronavírus humano e animal em todo o mundo. Muitos cuidadores de animais provavelmente lidam com infecções por coronavírus há anos sem perceber. Os produtores de suínos e veterinários combateram o vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PED) e o vírus da Gastroenterite Transmissível (TGE) (historicamente). Os veterinários de animais de companhia reconhecem o vírus da Peritonite Infecciosa Felina (PIF) como uma causa de doença em gatos – todos estes coronavírus.
Considerando a lista acima, deve ser aparente que a maioria dos coronavírus é adaptado à sua própria espécie. Nenhuma doença humana ou em outras espécies resultou do coronavírus bovino, PED, TGE ou FIP.
Compre Rural com informações do MAPA e Estadão Conteúdo