Alta conquista liderança em programa da raça Girolando

Alta conquista liderança em programa da raça Girolando

PARTILHAR
Oasis da Divisa Luxo Aftershock
Foto: Alta Genetics

Alta Genetics conquista liderança no Programa de Melhoramento Genético da raça; 46% dos touros provados no Sumário do teste de Progênie estão na central

A Alta, empresa líder mundial em melhoramento genético de bovinos, conquistou a liderança do Prhttps://www.comprerural.com/lista-dos-10-melhores-touros-girolando-2018/ograma de Melhoramento Genético da raça Girolando (PMGG). Com o resultado divulgado na última semana durante a Megaleite 2020, a Central passa a ter a maior bateria de touros provados do mercado.

“O programa conta com a divulgação dos touros avaliados através de suas progênies e dos touros jovens pela Avaliação Genômica. A Alta possui 15 touros provados com sêmen disponível, se posicionando como a Central com a maior quantidade de touros provados no Sumário do Teste de Progênie. Isto mostra a longa e duradoura história da empresa com a Raça Girolando”, destaca Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.

Oasis da Divisa Luxo Aftershock / Foto: Divulgação

Pelo teste de progênie, na composição racial 3/4, a Central conquistou a liderança com o touro JPZ Olimpio Argeu Linda FIV, de PTA leite de 1.520 quilos. Em segundo lugar, Oásis da Divisa Luxo Aftershock* foi destaque, com 406 quilos de PTA leite. O terceiro lugar ficou para Gold Goldwyn RPM da Santa Antônio, de PTA leite de 5 quilos.

Elo Supersire Fiv Kub / Foto: Divulgação

Já pela Avaliação Genômica, na composição racial 5/8, a primeira colocação ficou com Guerreiro Maxima Fiv 2r Jatai, com um GPTA leite de 2.375 quilos, com acurácia de 68%. Guerreiro é filho do consagrado Elo Supersire Fiv Kub, também da bateria Alta, que possui em sua genética a vaca recordista ¼ da raça Girolando, a Maxima Baxter Fiv da Prata.

JPZ Olímpio Argeu Linda FIV / Foto: Divulgação

“Foram liberados o ranqueamento de 121 touros jovens com Avaliações Genômicas. Deste número, 120 com avaliações positivas e apenas um, negativa. A bateria da Alta possui 52 touros dentro do ranking e, lidera o mesmo, com o melhor touro geral para leite. Dos 10 primeiros colocados do Sumário com doses disponíveis no mercado, 5 são da Central, resultado que comprova a força da nossa bateria Girolando que agora está recheada de touros provados”, comemora.

Leite_girolando campeoes 2020 34
Foto: Divulgação
Leite_girolando campeoes 2020 58
Foto: Divulgação

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com