Animal com bernes mostra trabalho de remoção por veterinários; vídeo

Uma imagem impressionante de um esquilo se alimentando e com diversos bernes ‘a flor da pele’ impressionaram muitos internautas na última semana

As Ações de Saúde única pelo médico-veterinário são exercidas desde o início da Medicina Veterinária, prevenindo, controlando ou erradicando doenças garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população. É importante lembrar que a saúde dos animais e o meio ambiente dependem em grande parte das atividades humanas e que ambos também determinam a saúde humana.

Aliado a esse conceito, ações de bem estar animal são de fundamental importância para garantir a saúde única. A Organização Mundial de Saúde Animal traz sua experiência em saúde e bem-estar animal para parcerias multissetoriais dedicadas ao desenvolvimento de estratégias globais para enfrentar as principais doenças ou grandes ameaças à saúde, como a resistência antimicrobiana. O termo bem-estar animal designa o estado físico e mental de um animal em relação às condições em que vive e morre.

Um animal experimenta bem-estar se estiver saudável, confortável, bem alimentado, seguro e se não sofrer de sensações desagradáveis como dor, medo ou inquietação e for capaz de expressar comportamentos importantes para o seu estado físico e mental.

O manejo dos animais deve promover uma relação positiva entre o homem e o animal e não causar lesões, pânico, medo duradouro ou estresse evitável.Aspectos ambientais, incluindo superfícies (para caminhar, descansar, etc.), devem ser adaptados às espécies para minimizar os riscos de lesões ou transmissão de doenças ou parasitas aos animais, devem permitir descanso confortável, movimentos seguros e confortáveis, incluindo mudanças nas posturas normais, além de permitir que os animais apresentem comportamento natural.

Foi isso que aconteceu com este pequeno roedor, um esquilo. O berne é um parasita transmitido por larvas das moscas da espécie Dermatobia hominis. É muito comum em regiões quentes, já que a mosca ataca os bovinos – neste caso foi um pequeno roedor – que se protegem do sol embaixo das árvores que são abrigos desses insetos.

No vídeo é possível detectar quase uma dezena de bernes ‘parasitando’ o corpo do animal. Além de dor, incomodo e fraqueza, que prejudicam o bem-estar animal, os animais atingidos pela berne tem uma queda drástica na sua saúde.

Em casos mais avançados, infecções por bactérias e até sangramentos por meio das temidas bicheiras podem ser diagnosticados. Para se ter uma ideia do problema, cada mosca fêmea pode depositar até 200 ovos. O ciclo todo desses ovos podem durar entre três e cinco meses. Confira o vídeo incrível da remoção de vários bernes que ‘literalmente’ se instalaram na pele de um pobre esquilo.

Oestridae é uma família de moscas, que inclui espécies cujas larvas são parasitas internos de diversas espécies de mamíferos. Algumas espécies instalam-se na carne do hospedeiro, enquanto outras ocorrem nas vísceras.

A espécie Dermatobia hominis é a única espécie deste grupo que se conhece ser parasita comum em humanos, embora outras espécies possam ocorrer como parasitas ocasionais, em geral causando a afecção conhecida por miíase ou dermatobiose.

As moscas desta família são em geral conhecidas pelos nomes comuns de moscas-berneiras ou moscas-varejeiras, recebendo múltiplos nomes consoante a região e as espécies animais que infestam.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM