
Dinossauro habitou o território há cerca de 66 milhões de anos e que, em fase adulta, podia chegar a até 26 metros de comprimento; Uberabatitan é considerado o maior dinossauro já encontrado no Brasil
Muito antes de ganhar fama como a “capital do zebu” e se tornar referência mundial na pecuária de corte, Uberaba, no Triângulo Mineiro, já abrigava gigantes. Foi na região que viveu o Uberabatitan ribeiroi, um dinossauro saurópode que habitou o território há cerca de 66 milhões de anos e que, em fase adulta, podia chegar a até 26 metros de comprimento. Descoberto em fósseis preservados na cidade, o animal é considerado o maior dinossauro já encontrado no Brasil.
Estudos recentes mostram que, quando jovens, o Uberabatitan e seu “primo” argentino Neuquensaurus tinham uma vantagem evolutiva: conseguiam se apoiar sobre as patas traseiras por mais tempo. Esse comportamento permitia alcançar folhas nas copas das árvores, assustar predadores e até mesmo realizar rituais de acasalamento. Pesquisadores brasileiros, alemães e argentinos chegaram a essa conclusão utilizando simulações computacionais que analisaram a força exercida sobre os fêmures desses animais.

Milhões de anos depois, a cidade mineira voltou a ser conhecida por gigantes, mas desta vez de quatro patas bem diferentes: os bois zebuínos. Uberaba ganhou o título de capital do zebu em meados do século XX, quando passou a sediar exposições e leilões de gado que se tornaram referência para o mundo. A criação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) consolidou a vocação da região, transformando a cidade no principal centro de melhoramento genético e difusão das raças zebuínas no Brasil.
Localizada no coração do Triângulo Mineiro, região estratégica para o agronegócio, Uberaba desempenha papel fundamental na pecuária nacional. Além de ser palco da tradicional Expozebu — maior feira de gado zebu do mundo —, a cidade influencia diretamente a produção de carne e genética bovina que abastece o país e diversos mercados internacionais.
Assim, se hoje o nome Uberaba está atrelado à força do zebu e à liderança no setor agropecuário, sua história revela que a grandiosidade vem de muito antes. Afinal, antes dos bois dominarem os campos, os dinossauros já faziam da cidade um verdadeiro palco de gigantes.
Com informações de André Julião da Agência FAPESP
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.