Antifúngico é vital para qualidade dos grãos do milho

Antifúngico é vital para qualidade dos grãos do milho

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Antifúngicos prolonga vida útil dos grãos e reduz risco de contaminação animal; contaminação por fungos reduz o valor nutricional dos grãos

Manter a qualidade dos grãos é um desafio para avicultores, suinocultores e pecuaristas. Até chegar à propriedade rural, os grãos passam por plantio, colheita, secagem, limpeza e deslocamento para armazém. “Portanto, boas práticas e atenção devem ser redobradas para garantir redução de contaminação e desperdício deste insumo fundamental para a produção animal”, explica Fernanda Andrade, gerente de programa Feed Safety da Trouw Nutrition.

Com a oscilação de temperatura ao longo do dia, a umidade dos grãos oscila e acaba condensando nas instalações onde estão armazenados, criando o ambiente propício para o crescimento de fungos.

O valor nutricional da matéria-prima é essencial para o desenvolvimento e produtividade dos animais. Negligenciar o armazenamento representa prejuízo econômico, pois o produtor paga pelo insumo e o por seu potencial nutritivo, mas pode acabar com um produto atingido por fungos. A contaminação animal é outro problema, pois os fungos ainda produzem substâncias tóxicas, as micotoxinas. De diferentes tipos, elas atrapalham o bom desempenho do animal e interferem no sistema imunológico, deixando-o mais propenso às doenças oportunistas”, alerta Fernanda Andrade.

Outro fator a ser levado em consideração é o período adequado para a colheita, que deve ser feita com maquinário corretamente higienizado para que possíveis focos de infestação e contaminação sejam eliminados.

“Remover impurezas, como restos de outras culturas, grãos trincados ou quebrados, também ajuda a garantir que os grãos cheguem uniformes na secagem. A aplicação de antifúngicos durante este processo preservará os nutrientes e prolongará a vida útil de grãos, que assim podem ficar armazenados por longos períodos”, destaca Fernanda.

Para ambientes desafiadores, a Trouw Nutrition recomenda o uso de Fylax® Forte HC, que combate o crescimento de fungos e garante vida útil mais longa para os grãos. O antifúngico preserva o valor nutricional e não interfere na alimentação final dos animais. “O mofo está praticamente em todos os ambientes, durante o ano todo. Sabendo disso, o produtor pode se precaver com ferramentas que estão ao seu alcance e não ser pego desprevenido por focos de contaminação. Seus insumos irão durar por muito mais tempo, assim como a qualidade nutricional responsável pelo alto desempenho dos animais”, completa.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.