
Novas funções do aplicativo gratuito desenvolvido pelas equipes de Ruminantes da DSM e do Cepea incrementam o leque de informações que ajudam a melhorar a gestão do confinamento e a buscar melhores índices zootécnicos e de rentabilidade.
O aplicativo gratuito Mais Arroba, desenvolvido em conjunto pela área de Ruminantes da DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, e pelo Cepea/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Esalq/USP), passou por uma atualização e ganhou novas funções. Entre as mudanças, o Mais Arroba não está mais disponível via Apple Store ou Play Store, mas, a partir de agora, pelo site http://maisarroba.app.br/, com opção de download do app pelo celular, notebook, tablet ou outros dispositivos.
O Censo de Confinamento da empresa projeta um volume de 6,995 milhões de bovinos confinados esse ano, o que representa uma leve queda de 0,5% sobre os 7,028 milhões mapeados no ano passado. Porém, embora esse volume possa ser enxergado como estável do ano passado para esse, é importante reforçar que o sistema intensivo da pecuária de corte vem crescendo ao longo dos anos, chegando esse ano a um rebanho 47% superior ao número registrado em 2015, quando a empresa começou a realizar esse mapeamento e contabilizou 4,75 milhões de bovinos confinados.
O Mais Arroba é uma ferramenta que ajuda pecuaristas a melhoraram a gestão da produção no confinamento ao permitir simulação para todos os fatores zootécnicos e econômicos / financeiros que influenciam os resultados. A partir de dados inseridos pelos produtores, é possível simular ganhos produtivos dos animais, custos fixos e variáveis (boi magro, dieta, sanidade etc.), rentabilidade e taxa de retorno mensal (em Reais).
Além disso, traz indicadores financeiros monitorados pelo Cepea, como o preço da arroba por região e os custos médios (abrangência nacional e para as cinco regiões do Brasil) que incidem no confinamento e os resultados das etapas e edições do Tour DSM de Confinamento, que avaliaram mais de 100 mil bovinos confinados.
“São dados que permitem aos produtores comparar seus custos com a média nacional e verificar o nível de eficiência na gestão do negócio”, conta Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da DSM.
Novas funções do Mais Arroba
Uma das novas funções é o “Índice de Inflação de Confinamento”. Com atualização mensal, gera índice de custos e de preços de confinamento para acompanhamento da evolução mensal e acumulada da inflação desse sistema produtivo, além de ser uma referência para o setor e para a sociedade em termos de custos. Trata-se de um estudo com abrangência inédita no Brasil.
Outra novidade é o “Censo de Confinamento”, espaço dedicado a números de animais confinados no Brasil, com base em levantamento feito pela própria equipe da DSM e que é a referência no que diz respeito à base de dados desse sistema no Brasil. É possível, inclusive, consultar a evolução dos números do confinamento no país.
A terceira novidade do Mais Arroba é o “Ponto Ótimo de Abate”. Trata-se de uma área restrita para colaboradores da DSM, que permite o cálculo do ponto ótimo de abate considerando fatores como raça categoria animal, dias confinados, peso projetado, consumo de dieta e avaliação ECC. O objetivo é informar ao usuário e técnicos as informações sobre o melhor momento de abate dos animais confinados.

Mais funções que contribuem para a gestão do confinamento
Além das novas funções, o Mais Arroba mantém as funções que já dispunha aos usuários, como:
Simulação
Item para simular a rentabilidade, em que os usuários podem calcular o ROI (retorno do investimento) e margem por arroba. As variáveis para cálculo são o preço do boi gordo, preço do boi magro, custo diário da dieta, custo operacional diário, rendimento de carcaça, número de animais confinados, data de confinamento, tempo de confinamento, ganho de peso diário, custo de sanidade, raça, categoria dos animais e uso de frete.
Histórico de Simulação
Item onde ficam armazenados os cálculos realizados para consulta do histórico de simulações, de modo a ajudar a definir o melhor momento para negociar os animais de acordo com a combinação de variáveis.
Informativos: inseridas no aplicativo quinzenalmente, são informações para a consulta dos usuários sobre questões relevantes do mercado pecuário e de confinamento, com dados e gráficos com as variações de cotações e custos.
Indicadores de Preços
Atualizado mensalmente, esse item permite aos usuários consultar indicadores de suas regiões, como preço de bezerro, boi gordo, milho e soja. O objetivo é ampliar o leque de informações sobre o mercado de insumos e do boi para ajudar a simular mais assertivamente a atividade do confinamento.
Tour DSM de Confinamento
Item que reúne informações técnicas, econômicas e dados gerais das propriedades que, desde 2015, participam dessa maratona de dias de campo e avaliações zootécnicas e financeiras de confinamentos de várias partes do Brasil.
Mídia Mais Arroba
Espaço que funciona como canal de comunicação das equipes da DSM e do Cepea junto ao mercado pecuário e geral e que mostra lançamentos de produtos da empesa, eventos do setor e do mercado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Mercado brasileiro de milho deve ter mais um dia de negociações comedidas
O mercado brasileiro de milho manteve preços firmes para o disponível neste começo de semana. Mas, as cotações são mais baixas para julho.
Continue Reading Mercado brasileiro de milho deve ter mais um dia de negociações comedidas
La Niña pode afetar a soja neste inverno? Entenda o cenário
Início do inverno no Brasil será marcado por clima neutro, porém produtores devem se preparar para possíveis chuvas irregulares e geadas fora de época
Continue Reading La Niña pode afetar a soja neste inverno? Entenda o cenário
O outro lado da pecuária: por que o mercado do couro ganha cada vez mais destaque
Da moda aos automóveis, passando por estofados e acessórios de luxo, o couro brasileiro segue como um dos principais pilares da economia nacional e do comércio exterior
Continue Reading O outro lado da pecuária: por que o mercado do couro ganha cada vez mais destaque
Governador cobra países ricos por financiamento climático e diz que COP 30 deve ser um marco
O governador do Pará, Helder Barbalho, defendeu na Febraban Tech que a COP30 seja um marco para ações concretas e financiamento climático e ambientais destinados ao Sul Global. Ele reforçou que preservar a Amazônia exige compromisso financeiro dos grandes emissores de carbono.
CVM suspende assembleia convocada para votar fusão entre Marfrig e BRF
No plano anunciado em meados de maio, a Marfrig, que já possui uma participação controladora na BRF, assumiria o restante em um acordo de troca de ações.
Continue Reading CVM suspende assembleia convocada para votar fusão entre Marfrig e BRF
Exportadores dos EUA relatam vendas de farelo de soja a locais não revelados
Os exportadores dos EUA são obrigados a relatar qualquer venda de 100 mil toneladas ou mais de uma commodity feita em um único dia.
Continue Reading Exportadores dos EUA relatam vendas de farelo de soja a locais não revelados